Este artigo aborda a experiência do ensino de história e cultura indígena no âmbito do PIBID em História da Universidade Estadual da Paraíba em que apresentamos como objetivo compreender como é possível ensinar a história e cultura indígena no Ensino Médio a partir da perspectiva cultural, evidenciando como as artes dos povos indígenas expressam aspectos relevantes de sua identidade, cultura e história. A discussão sobre o ensino de história e cultura indígena na educação básica envolve pensar o lugar dos povos indígenas na História ensinada nas escolas, bem como, os processos de exclusão histórica que esses povos enfrentam e a necessidade de ressignificação dos espaços de ensino a partir da valorização da diversidade e da inclusão. A metodologia utilizada consiste na análise qualitativa e na pesquisa bibliográfica e documental, desse modo, apresentamos inicialmente uma discussão sobre as questões que envolvem o ensino de história e cultura indígena no Brasil, em seguida, empreendemos a descrição e análise da experiência do minicurso, em que discutimos as possibilidades de abordar a cultura e a história indígena a partir das artes, em especial as pinturas corporais e as artes contemporâneas indígenas, pois, buscamos compreender os avanços alcançados pela lei 11.645/2008 e os desafios que ainda persistem no ensino da temática indígena após quinze anos da aprovação deste marco legal.