A Universidade possui como base estrutural a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão -tríade que possibilita vivências entre discentes e comunidade externa por meio de políticas públicas como Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Residência Pedagógica (RP) e a Iniciação Científica (IC). Assim contribui para a promoção do papel solidário, sociocultural. Este trabalho busca analisar a formação inicial do professor de Matemática na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na educação básica por meio do PIBID, descrevendo desafios e perspectivas apresentadas pelos bolsistas no decorrer das atividades. Trata-se de pesquisa exploratória, com levantamento documental e bibliográfico, e observação direta de 24 bolsistas do PIBID UNEB de Matemática, em Teixeira de Freitas-BA - biênio 2020-2022. Dialogamos com Severino (2017), quem aborda ensino e pesquisa como mecanismo que possibilita a construção do conhecimento; Scheidemantel, Klein e Teixeira (2004), para discutir as contribuições da extensão na formação do profissional e cidadão; e Kwasaki (1997), quem salienta a importância dos projetos ligados à prática desta tríade. Os resultados obtidos demonstram diferentes metodologias adotadas durante o contexto pandêmico, baseados nos documentos de orientação de ensino emitidos pelas Secretarias de Educação – estadual (SEC/BA) e municipal de Teixeira de Freitas-BA. As escolas municipais tiveram dificuldades em desenvolver o trabalho com os alunos, devido à falta de acesso às aulas remotas, sendo necessário a formulação de atividades impressas disponibilizadas pela rede escolar. Nas escolas estaduais os alunos tiveram aulas remotas com atuação dos bolsistas no ensino de Matemática. Após o período de isolamento, tanto nas escolas municipais quanto nas estaduais, os bolsistas puderam atuar presencialmente com alunos nas instituições parceiras, e foi possível experienciar benefícios do PIBID, criando espaço para desenvolvimento profissional e humano, colaborando na formação de profissionais capazes de superar os desafios de ensino-aprendizagem da Matemática.