Este trabalho trata-se um relato de experiência que objetiva descrever as vivências de estudantes de duas turmas de 1ª série do ensino médio da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, situada no centro urbano do Município de União dos Palmares, Alagoas, a partir do desenvolvimento inicial do Projeto Didático “Educação Financeira e Fiscal na Escola: Cidadania, Protagonismo, Justiça e Transformação Social no Ensino Médio” no componente de Matemática. O estudo transversal tem como recorte os meses iniciais de execução do projeto: julho e agosto de 2023. A pesquisa descritiva com abordagem mista teve como referencial teórico a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O projeto didático foi iniciado com o levamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre tributação por meio de um questionário, seguido de pesquisa bibliográfica sobre a historicidade dos tributos. Posteriormente, eles participaram de palestra sobre a Campanha Nota Fiscal Cidadã e seu impacto positivo no terceiro setor alagoano, com estudo dos documentos nota ou cupom fiscal e a importância do CPF. Também foram realizadas visitações à Organização Mirim de União dos Palmares (OMUP), instituição participante da campanha. O projeto objetivou mobilizar estudantes e seus respectivos familiares sobre a importância da arrecadação e destinação consciente dos tributos em nível estadual, partindo do objeto de estudo Campanha Nota Fiscal Cidadã, do Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (SEFAZ/AL), iniciativa que promove educação fiscal em Alagoas e distribui parte da tributação estadual a instituições do terceiro setor. Com a realização do projeto os estudantes puderam compreender a importância de pedir o CPF na nota ou cupom fiscal como forma de praticar cidadania, protagonismo fiscal e justiça social, colaborando no combate à sonegação de impostos.