Este artigo propõe ensinar os Princípios da Óptica geométrica por meio de imagens de ilustrações e experimentos, pois “na abordagem de vários conteúdos relacionados ao currículo da disciplina física, as imagens podem desempenhar um papel extremamente importante, justamente por suas propriedades de representação” (FREDERICO, GIANOTTO, 2018, p.119). O recurso visual, traz contribuições cognitivas para a interpretação do aluno, pois imagens podem ser utilizadas como um instrumento de grande importância no ensino de ciências. Será apresentada uma proposta que usa experimentos demonstrativos, como recurso facilitador no processo de ensino e aprendizagem dos Princípios da Óptica Geométrica. Assume-se como hipótese principal o desenvolvimento de experiências em sala, com uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa e investigativa, num contexto conceitual e experimental. Considerando que esses recursos são eficazes na contribuição de maneira significativa para o aprendizado de conceitos Ópticos Geométricos. Objetivos do presente trabalho é trabalhar conceitos teóricos e práticos por meio de alguns instrumentos de ilustrações e experimentos, como recursos potenciais para processos que envolvem o ensino de ciências promovendo o diálogo entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico.