Na atualidade, há uma queixa recorrente relacionada a violência nas escolas. Sabemos que o Currículo reproduz violências decorrentes de um fenômeno social, no entanto, possui um importante papel na desconstrução deste cenário, possibilitando uma cultura de paz, pautado numa educação integral e em direitos humanos. Este trabalho tem como objetivo mostrar possíveis contribuições trazidas pela arte marcial, especificamente o judô nas aulas de Educação Física Escolar, uma vez que, o judô tem como intuito, preservar o bem-estar mútuo, amparado no cuidado ao próximo e a utilização do “caminho suave” como forma de viver, bem como, visando a construção de uma cultura de paz na perspectiva da educação integral. Para atingir esse objetivo, escolheu-se a metodologia qualitativa, a partir de um estudo teórico, em pesquisa bibliográfica. Como referenciais teóricos temos Tognetta e Vinha (2011, 2012), Vinha (2013), Le Bouch (1987), Freire (1967, 2009), Gimeno Sacristan (2019), Silva (2019), Moll (2008, 2022), Cortella (2017), Duarte (2016), Roza (2010), Rufino e Darido (2015), entre outros.