A ação extensionista foi realizada utilizando a metodologia ativa Aprendizagem baseada em problemas (ABP) onde foi tentando proporcionar uma melhor aprendizagem abordando questões em que relacionamos a função afim com o mundo em que os estudantes estão inseridos, visto que a cada dia que se passa o ato de ensinar se torna mais desafiador e buscamos uma maior participação dos estudantes na sua própria aprendizagem. A pesquisa foi realizada com uma oficina de matemática onde 28 alunos do primeiro ano do ensino médio da escola Prefeito Severino Pereira Gomes, em Baraúnas/PB. Na qual foram propostos problemas envolvendo o conteúdo de funções afins relacionadas com o cotidiano dos alunos. Os dados foram coletados e analisados por resoluções entregues pelos próprios alunos. Inicialmente, constatou-se que a maioria dos alunos utilizou operações de multiplicação e adição para resolver o primeiro problema, sem usar os conceitos de função afim. Entretanto, ao longo da aula e após a resolução de outros problemas, cerca de 85% dos alunos conseguiram relacionar os problemas à fórmula f(x)=ax+b, demonstrando uma compreensão a respeito do tema. A principal conclusão do estudo indica que a metodologia Aprendizagem baseada em problemas (ABP) pode ser considerada uma forma de ensino-aprendizagem eficaz para o ensino de matemática.