O objetivo geral deste projeto é mapear a diversidade étnica dos alunos indígenas do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM) nos últimos 15 anos (2006-2021). Dado que, mesmo reconhecendo avanço nas políticas públicas de inserção dos indígenas nas universidades, o acesso e permanência de jovens indígenas no ensino superior é desafiador, pois ainda hoje os indígenas são considerados “minoria” e enfrentam diversas dificuldades de acesso a serviços básicos. Nesse sentido, o projeto baseia-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando-se de coleta de dados bibliográficos, por meio de questões problema, e utilizando-se do método histórico, a fim de compreender como se deu o acesso de indígenas nos últimos 15 anos no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), uma vez que em 2021 foi celebrado 15 anos de instauração do Instituto em Humaitá-AM. Para tanto, foi realizada nos últimos seis meses a revisão bibliográfica contínua, conforme o cronograma, a fim de aprofundar a temática e, posteriormente, a base teórica da análise. Assim como também foi realizada a solicitação de dados à Gerência e Assistência Educacional (GAEDU-IEAA) por meio de questões, com a finalidade de obter informações que visem responder o objetivo deste projeto. Destas questões, algumas obtivemos resposta e outras não. Assim, realizamos uma análise dos dados que temos à disposição e também discorremos sobre a ausência de outros dados.