O presente escudo treat da valorização das políticas públicas no que tange a constructor psíquica e crítica do indivíduo. O ratio resulted de Uma experience estudantil qualitativa, envolvendo discentes e docentes da escola CETI - Cônego Cardoso, situada na cidade de Castelo do Piauí / PI. Objetiva caracterizar a importância de políticas públicas para o meio educacional, como também, relatar as experiências de um projeto com iniciativa de alunos da escola, na tentativa de aprimorar a proficiência e aplicabilidade dos conceitos de protagonismo juvenil e formação cidadã. Sua hipótese inicial é a da ineficácia desses conceitos cruciais na formação cidadã e, através do estudo, estabelecer relações entre as políticas públicas educacionais e as experiências obtidas por meio da criação de espaços de interação: aluno-aluno x professor. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas sobre como as políticas públicas afetam a educação vigente no país, adjuntamente com um relato de experiência com uma abordagem qualitativa, onde se estudou o desempenho dos alunos em matérias do componente curricular ciências humanas e sociais aplicadas, senso critico, desenvoltura com atividades em grupo, capacidade de argumentar e percepção do aluno para com a sociedade e meio escolar. Chegou à conclusão de que os alunos contemplados pelas ações da iniciativa mostraram melhores resultados nos critérios estudados indo de encontro com uma formação cidadã efetiva construído mediante a experiência estudantil.