O presente artigo tem a finalidade de apresentar um relato de experiencia da aplicação de uma aula com abordagem teórico-prática relacionada a refração e reflexão total da luz, para culminar no entendimento acerca do que é e como funciona a fibra óptica aos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio da escola EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, situada em Sobral - CE, utilizando uma estrutura de baixo custo produzida com uma base de borracha e canudo plástico revertido, com o objetivo de concentrar o feixe de luz emitido por uma lanterna de celular e substituir a utilização de lasers. O momento foi organizado em 50 minutos, e foi dividido em uma parte teórica, na qual ocorreu a apresentação dos conceitos, e uma parte prática, em que se realizou experimentos para exemplificar o conteúdo apresentado. Foram discutidas as explicações fenomenológicas e funcionalidades em nossas vidas, como na internet, sensores e na área da saúde. Ao final, foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento e a efetividade do processo adotado. Os resultados mostraram que anteriormente, dos onze alunos que participaram, nenhum sabia o que era refração e reflexão total, e apenas um compreendia o que era fibra óptica. Após a aula, nove discentes conseguiram entender completamente como funciona a relação entre o assunto e a utilidade, e o restante conseguiu assimilar de forma parcial. Além disso, a maioria afirmou ter se sentido mais confiantes a respeito do assunto tratado. Conclui-se que a metodologia teórico-prática é uma estratégia efetiva para o ensino de Física. Ademais, o uso de material de baixo custo para realizar os experimentos demonstrou ser uma alternativa viável para tornar o aprendizado mais acessível e interessante para os estudantes.