Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO SOBRE A FIBRA ÓPTICA POR MEIO DE EXPERIMENTOS DE REFRAÇÃO E REFLEXÃO TOTAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97086
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3223
    "inscrito_id" => 6418
    "titulo" => "APRENDENDO SOBRE A FIBRA ÓPTICA POR MEIO DE EXPERIMENTOS DE REFRAÇÃO E REFLEXÃO TOTAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem a finalidade de apresentar um relato de experiencia da aplicação de uma aula com abordagem teórico-prática relacionada a refração e reflexão total da luz, para culminar no entendimento acerca do que é e como funciona a fibra óptica aos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio da escola EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, situada em Sobral - CE, utilizando uma estrutura de baixo custo produzida com uma base de borracha e canudo plástico revertido, com o objetivo de concentrar o feixe de luz emitido por uma lanterna de celular e substituir a utilização de lasers. O momento foi organizado em 50 minutos, e foi dividido em uma parte teórica, na qual ocorreu a apresentação dos conceitos, e uma parte prática, em que se realizou experimentos para exemplificar o conteúdo apresentado. Foram discutidas as explicações fenomenológicas e funcionalidades em nossas vidas, como na internet, sensores e na área da saúde. Ao final, foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento e a efetividade do processo adotado. Os resultados mostraram que anteriormente, dos onze alunos que participaram, nenhum sabia o que era refração e reflexão total, e apenas um compreendia o que era fibra óptica. Após a aula, nove discentes conseguiram entender completamente como funciona a relação entre o assunto e a utilidade, e o restante conseguiu assimilar de forma parcial. Além disso, a maioria afirmou ter se sentido mais confiantes a respeito do assunto tratado. Conclui-se que a metodologia teórico-prática é uma estratégia efetiva para o ensino de Física. Ademais, o uso de material de baixo custo para realizar os experimentos demonstrou ser uma alternativa viável para tornar o aprendizado mais acessível e interessante para os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6418_TB3223_10122023225701.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN MESQUITA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "RENAN"
    "autor_email" => "renamesq@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97086
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3223
    "inscrito_id" => 6418
    "titulo" => "APRENDENDO SOBRE A FIBRA ÓPTICA POR MEIO DE EXPERIMENTOS DE REFRAÇÃO E REFLEXÃO TOTAL: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem a finalidade de apresentar um relato de experiencia da aplicação de uma aula com abordagem teórico-prática relacionada a refração e reflexão total da luz, para culminar no entendimento acerca do que é e como funciona a fibra óptica aos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio da escola EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, situada em Sobral - CE, utilizando uma estrutura de baixo custo produzida com uma base de borracha e canudo plástico revertido, com o objetivo de concentrar o feixe de luz emitido por uma lanterna de celular e substituir a utilização de lasers. O momento foi organizado em 50 minutos, e foi dividido em uma parte teórica, na qual ocorreu a apresentação dos conceitos, e uma parte prática, em que se realizou experimentos para exemplificar o conteúdo apresentado. Foram discutidas as explicações fenomenológicas e funcionalidades em nossas vidas, como na internet, sensores e na área da saúde. Ao final, foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento e a efetividade do processo adotado. Os resultados mostraram que anteriormente, dos onze alunos que participaram, nenhum sabia o que era refração e reflexão total, e apenas um compreendia o que era fibra óptica. Após a aula, nove discentes conseguiram entender completamente como funciona a relação entre o assunto e a utilidade, e o restante conseguiu assimilar de forma parcial. Além disso, a maioria afirmou ter se sentido mais confiantes a respeito do assunto tratado. Conclui-se que a metodologia teórico-prática é uma estratégia efetiva para o ensino de Física. Ademais, o uso de material de baixo custo para realizar os experimentos demonstrou ser uma alternativa viável para tornar o aprendizado mais acessível e interessante para os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6418_TB3223_10122023225701.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENAN MESQUITA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "RENAN"
    "autor_email" => "renamesq@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de apresentar um relato de experiencia da aplicação de uma aula com abordagem teórico-prática relacionada a refração e reflexão total da luz, para culminar no entendimento acerca do que é e como funciona a fibra óptica aos alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio da escola EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, situada em Sobral - CE, utilizando uma estrutura de baixo custo produzida com uma base de borracha e canudo plástico revertido, com o objetivo de concentrar o feixe de luz emitido por uma lanterna de celular e substituir a utilização de lasers. O momento foi organizado em 50 minutos, e foi dividido em uma parte teórica, na qual ocorreu a apresentação dos conceitos, e uma parte prática, em que se realizou experimentos para exemplificar o conteúdo apresentado. Foram discutidas as explicações fenomenológicas e funcionalidades em nossas vidas, como na internet, sensores e na área da saúde. Ao final, foi aplicado um questionário para avaliar o conhecimento e a efetividade do processo adotado. Os resultados mostraram que anteriormente, dos onze alunos que participaram, nenhum sabia o que era refração e reflexão total, e apenas um compreendia o que era fibra óptica. Após a aula, nove discentes conseguiram entender completamente como funciona a relação entre o assunto e a utilidade, e o restante conseguiu assimilar de forma parcial. Além disso, a maioria afirmou ter se sentido mais confiantes a respeito do assunto tratado. Conclui-se que a metodologia teórico-prática é uma estratégia efetiva para o ensino de Física. Ademais, o uso de material de baixo custo para realizar os experimentos demonstrou ser uma alternativa viável para tornar o aprendizado mais acessível e interessante para os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.