O processo de adaptação dos jovens ao ambiente escolar pode ser desafiador. O acolhimento adequado, nesse momento, faz toda a diferença para os alunos, que passarão a conviver doravante na instituição. Sendo assim, objetiva-se relatar uma experiência como acolhedor, fazendo parte do modelo da Escola da Escolha implementada em uma escola estadual de tempo integral na cidade de Santa Cruz no Rio Grande do Norte, que prepara uma recepção calorosa e acolhedora para os novos estudantes. A dificuldade de adaptação não se limita apenas a esse momento, pois acompanha o aluno ao longo de toda a sua vida acadêmica na nova escola. Acreditamos que, seja crucial que a instituição escolar instrua os alunos veteranos sobre a importância de receber bem os novos estudantes. Como vivenciamos essa experiência no ensino médio, atuando como acolhedores, compartilhar essa perspectiva trazendo informações como ocorre esse processo, mostra a relevância dessa atividade. Consideramos que, o objetivo da atividade de acolhimento é garantir que os novos alunos se sintam acolhidos e integrados à comunidade escolar. Essa ocorre através de conversas, atividades e acompanhamento individualizado, buscando, dessa forma, facilitar a adaptação dos estudantes para proporcionar um ambiente de aprendizado positivo. Participar desse processo trouxe aprendizados valiosos para quem atuou como acolhedor, pois percebemos que o acolhimento não apenas beneficia os novos alunos, mas também fortalece a coesão da comunidade escolar como um todo. Nesse sentido, ao criar um ambiente inclusivo e receptivo, é possível promover relações saudáveis entre os alunos, para estimular o engajamento e o desenvolvimento acadêmico.