Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LETRAMENTO CARTOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100809
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8301
    "inscrito_id" => 9165
    "titulo" => "O LETRAMENTO CARTOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A cartografia é uma ciência extremamente importante para localização e representação do espaço geográfico através de imagens de satélite e mapas cartográficos, estando presente em diversas atividades do cotidiano tal qual se localizar no espaço, no uso de tecnologias de navegação por satélite, como o Google Maps e o GPS, na interpretação de mapas presentes em revistas, livros, na internet e no jornal, e entre outras atividades. Ao chegar no 4° ano, segundo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, o discente deve possuir habilidades suficientes para definir, produzir, ler e interpretar as mais variadas representações cartográficas e seus principais componentes. Contudo, diante do desempenho aquém do esperado da turma do 4° ano B, da Escola Municipal Professor Reginaldo Ferreira Neto, situada em Natal/RN, na prova de Geografia, foi percebido que os alunos não adquiriram tais habilidades relacionadas à cartografia ao longo dos seus 4 anos no Ensino Fundamental I, prejudicados, principalmente, pela pandemia do Covid-19 e o ensino remoto. Diante da problemática, e através da intervenção da professora e do auxiliar da turma, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas na oficina de cartografia aplicada aos alunos da referida turma, se utilizando de momentos expositivos e práticos para trabalhar os conhecimentos relativos à cartografia escolar, tais como: conceitos gerais da cartografia; uso do mapa; orientação e localização; visões horizontal, vertical e oblíqua; leitura de imagens bidimensionais (plantas, cartas e mapas) e tridimensionais (imagens de satélite e maquetes); componentes do mapa; legendas e convenções cartográficas básicas; criação, leitura e interpretação de mapas. A partir dessa atividade, foi possível proporcioná-los o letramento cartográfico não apenas para darem continuidade na educação básica, mas também uma formação crítica e cidadã para serem capazes de compreenderem, por meio da cartografia, a realidade que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9165_TB8301_14082023155536.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN FERREIRA MALAQUIAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "@euallferrer"
    "autor_email" => "alan.ferreira@escolar.ifr"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100809
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8301
    "inscrito_id" => 9165
    "titulo" => "O LETRAMENTO CARTOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A cartografia é uma ciência extremamente importante para localização e representação do espaço geográfico através de imagens de satélite e mapas cartográficos, estando presente em diversas atividades do cotidiano tal qual se localizar no espaço, no uso de tecnologias de navegação por satélite, como o Google Maps e o GPS, na interpretação de mapas presentes em revistas, livros, na internet e no jornal, e entre outras atividades. Ao chegar no 4° ano, segundo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, o discente deve possuir habilidades suficientes para definir, produzir, ler e interpretar as mais variadas representações cartográficas e seus principais componentes. Contudo, diante do desempenho aquém do esperado da turma do 4° ano B, da Escola Municipal Professor Reginaldo Ferreira Neto, situada em Natal/RN, na prova de Geografia, foi percebido que os alunos não adquiriram tais habilidades relacionadas à cartografia ao longo dos seus 4 anos no Ensino Fundamental I, prejudicados, principalmente, pela pandemia do Covid-19 e o ensino remoto. Diante da problemática, e através da intervenção da professora e do auxiliar da turma, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas na oficina de cartografia aplicada aos alunos da referida turma, se utilizando de momentos expositivos e práticos para trabalhar os conhecimentos relativos à cartografia escolar, tais como: conceitos gerais da cartografia; uso do mapa; orientação e localização; visões horizontal, vertical e oblíqua; leitura de imagens bidimensionais (plantas, cartas e mapas) e tridimensionais (imagens de satélite e maquetes); componentes do mapa; legendas e convenções cartográficas básicas; criação, leitura e interpretação de mapas. A partir dessa atividade, foi possível proporcioná-los o letramento cartográfico não apenas para darem continuidade na educação básica, mas também uma formação crítica e cidadã para serem capazes de compreenderem, por meio da cartografia, a realidade que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9165_TB8301_14082023155536.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALAN FERREIRA MALAQUIAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "@euallferrer"
    "autor_email" => "alan.ferreira@escolar.ifr"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A cartografia é uma ciência extremamente importante para localização e representação do espaço geográfico através de imagens de satélite e mapas cartográficos, estando presente em diversas atividades do cotidiano tal qual se localizar no espaço, no uso de tecnologias de navegação por satélite, como o Google Maps e o GPS, na interpretação de mapas presentes em revistas, livros, na internet e no jornal, e entre outras atividades. Ao chegar no 4° ano, segundo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, o discente deve possuir habilidades suficientes para definir, produzir, ler e interpretar as mais variadas representações cartográficas e seus principais componentes. Contudo, diante do desempenho aquém do esperado da turma do 4° ano B, da Escola Municipal Professor Reginaldo Ferreira Neto, situada em Natal/RN, na prova de Geografia, foi percebido que os alunos não adquiriram tais habilidades relacionadas à cartografia ao longo dos seus 4 anos no Ensino Fundamental I, prejudicados, principalmente, pela pandemia do Covid-19 e o ensino remoto. Diante da problemática, e através da intervenção da professora e do auxiliar da turma, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas na oficina de cartografia aplicada aos alunos da referida turma, se utilizando de momentos expositivos e práticos para trabalhar os conhecimentos relativos à cartografia escolar, tais como: conceitos gerais da cartografia; uso do mapa; orientação e localização; visões horizontal, vertical e oblíqua; leitura de imagens bidimensionais (plantas, cartas e mapas) e tridimensionais (imagens de satélite e maquetes); componentes do mapa; legendas e convenções cartográficas básicas; criação, leitura e interpretação de mapas. A partir dessa atividade, foi possível proporcioná-los o letramento cartográfico não apenas para darem continuidade na educação básica, mas também uma formação crítica e cidadã para serem capazes de compreenderem, por meio da cartografia, a realidade que estão inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.