A cartografia é uma ciência extremamente importante para localização e representação do espaço geográfico através de imagens de satélite e mapas cartográficos, estando presente em diversas atividades do cotidiano tal qual se localizar no espaço, no uso de tecnologias de navegação por satélite, como o Google Maps e o GPS, na interpretação de mapas presentes em revistas, livros, na internet e no jornal, e entre outras atividades. Ao chegar no 4° ano, segundo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, o discente deve possuir habilidades suficientes para definir, produzir, ler e interpretar as mais variadas representações cartográficas e seus principais componentes. Contudo, diante do desempenho aquém do esperado da turma do 4° ano B, da Escola Municipal Professor Reginaldo Ferreira Neto, situada em Natal/RN, na prova de Geografia, foi percebido que os alunos não adquiriram tais habilidades relacionadas à cartografia ao longo dos seus 4 anos no Ensino Fundamental I, prejudicados, principalmente, pela pandemia do Covid-19 e o ensino remoto. Diante da problemática, e através da intervenção da professora e do auxiliar da turma, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas na oficina de cartografia aplicada aos alunos da referida turma, se utilizando de momentos expositivos e práticos para trabalhar os conhecimentos relativos à cartografia escolar, tais como: conceitos gerais da cartografia; uso do mapa; orientação e localização; visões horizontal, vertical e oblíqua; leitura de imagens bidimensionais (plantas, cartas e mapas) e tridimensionais (imagens de satélite e maquetes); componentes do mapa; legendas e convenções cartográficas básicas; criação, leitura e interpretação de mapas. A partir dessa atividade, foi possível proporcioná-los o letramento cartográfico não apenas para darem continuidade na educação básica, mas também uma formação crítica e cidadã para serem capazes de compreenderem, por meio da cartografia, a realidade que estão inseridos.