O presente estudo parte de dados prévios obtidos em uma pesquisa de doutorado em andamento, que analisa aspectos referentes à avaliação formativa em matemática, a partir das considerações teóricas sobre o tema, bem como as percepções sobre a prática pedagógica voltada para o estímulo ao pensamento crítico e criativo em matemática de um grupo de oito professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal. Neste recorte da proposta investigativa, buscamos identificar em que medida os feedbacks sobre a avaliação formativa da aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais em matemática foram necessários à ação avaliativa do professor, na perspectiva do desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática. Para a realização desta pesquisa participante de abordagem qualitativa, utilizamos os dados obtidos a partir da observação de um curso de extensão universitária em ambiente de aprendizagem híbrido para os participantes, bem como a análise das atividades avaliativas em matemática produzidas por eles ao longo desta formação. A partir da análise de conteúdo dos dados coletados, observamos indícios de que a resolução de problemas matemáticos deixou de ser um recurso exclusivo de treino do aprendizado e memorização de conteúdos para voltar-se ao estímulo da criatividade e pensamento crítico, o que evidenciou a presença de elementos que constituem a avaliação formativa na perspectiva do pensamento crítico e criativo em matemática, como a elaboração e resolução de problemas abertos ou fechados. Sendo assim, verificamos a necessidade dos feedbacks formativos do professor, pois eles se demonstram como potentes recursos para auxiliar na construção do conhecimento matemático dos estudantes, a partir das observações e registros formativos das atividades diárias de elaboração e resolução de problemas, ampliando as possibilidades de contribuição do professor quanto ao desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em matemática dos estudantes dos Anos Iniciais.