GUINÉ EQUATORIAL: PARA UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL DO ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99126 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5897 "inscrito_id" => 9018 "titulo" => "GUINÉ EQUATORIAL: PARA UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL DO ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL" "resumo" => "É notória a importância que a língua espanhola alcançou no Brasil, tanto comercialmente, quanto em riqueza cultural. Contudo, no âmbito do seu ensino, muitas vezes esse se limita a apresentar poucas das suas variantes e, consequentemente, poucas das culturas hispano-falantes. Deste modo, nesse artigo, se busca apresentar a Guiné Equatorial como tema de estudo, visando uma aproximação dos alunos a uma cultura ainda pouco explorada. Entendendo o papel do docente de língua como mediador intercultural, se propõe então uma maior abertura do repertorio proposto no contexto do ensino/aprendizagem do espanhol no Brasil. Busca-se, através de metodologias qualitativas, demonstrar como a variante linguística e a cultura da Guiné Equatorial podem ser abordadas nas aulas de ELE. Assim, esse trabalho se embasa, por uma parte, nos aportes de Marcuschi (2008), quanto à ideia de ensino de língua como um conjunto de interpretações e pensamentos previamente selecionados e organizados pelo professor e, por outra parte, nos trabalhos de Martos (2019) e Lipski (2014) relativos ao mapeamento da política exoglosica e à caracterização cultural, histórica e geográfica da Guiné Equatorial. A relevância dessa proposta reside ainda no fato de evidenciar o caráter intercultural do processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, além de promover uma aproximação a um país hispano-falante ainda pouco conhecido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9018_TB5897_20062023155043.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joao.silvaalmeida@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99126 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5897 "inscrito_id" => 9018 "titulo" => "GUINÉ EQUATORIAL: PARA UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL DO ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL" "resumo" => "É notória a importância que a língua espanhola alcançou no Brasil, tanto comercialmente, quanto em riqueza cultural. Contudo, no âmbito do seu ensino, muitas vezes esse se limita a apresentar poucas das suas variantes e, consequentemente, poucas das culturas hispano-falantes. Deste modo, nesse artigo, se busca apresentar a Guiné Equatorial como tema de estudo, visando uma aproximação dos alunos a uma cultura ainda pouco explorada. Entendendo o papel do docente de língua como mediador intercultural, se propõe então uma maior abertura do repertorio proposto no contexto do ensino/aprendizagem do espanhol no Brasil. Busca-se, através de metodologias qualitativas, demonstrar como a variante linguística e a cultura da Guiné Equatorial podem ser abordadas nas aulas de ELE. Assim, esse trabalho se embasa, por uma parte, nos aportes de Marcuschi (2008), quanto à ideia de ensino de língua como um conjunto de interpretações e pensamentos previamente selecionados e organizados pelo professor e, por outra parte, nos trabalhos de Martos (2019) e Lipski (2014) relativos ao mapeamento da política exoglosica e à caracterização cultural, histórica e geográfica da Guiné Equatorial. A relevância dessa proposta reside ainda no fato de evidenciar o caráter intercultural do processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, além de promover uma aproximação a um país hispano-falante ainda pouco conhecido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9018_TB5897_20062023155043.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO DA SILVA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joao.silvaalmeida@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }