A estatística é uma ferramenta da sociedade moderna, cuja utilização remete a antiguidade para a coleta, organização, a análise e registros de dados por amostras, trata-se de um método de pesquisa fundamental para tomar decisões e engloba o estudo de probabilidade. Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular afirma que a finalidade do estudo de noções de probabilidade no Ensino Fundamental dos anos iniciais é promover a compreensão de que nem todos os fenômenos são determinísticos e sugere uma proposta de trabalho centrada no desenvolvimento da noção de aleatoriedade, de modo que os alunos percebam que existem eventos certos, eventos impossíveis e eventos prováveis, iniciando assim a construção da ideia de espaço amostral. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi evidenciar que os materiais concretos utilizados no ensino da matemática apresentam-se como ferramentas importantes para o ensino de estatística nos anos inicias de escolarização. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida num curso de formação de professores dos anos iniciais, em particular no curso de graduação em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Os materiais didáticos utilizados foram ábaco, material dourado, réguas numéricas, discos de frações, modelos de gráficos em barras e pontos. A interdisciplinaridade foi a tônica do trabalhado DESENVOLVIDO EM X AULAS (OU SESSÕES) DE X HORAS NO LABORATÓRIO DE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Os resultados apontam um grande potencial de materiais de uso comum no ensino de matemática para desenvolver competências no ensino de estatística como na construção e interpretação de tabelas e gráficos, assim como o trabalho com as ideias de aleatoriedade e incerteza.