A partir de uma série de observações situadas na realidade das aulas de Língua Inglesa de uma sala de aula que acolhe estudantes de um 9º ano do Ensino Fundamental, surge o Projeto A Local Perspective of Global Issues (em Português: Uma Perspectiva Local sobre Questões Globais). De modo empírico, percebem-se possíveis intersecções entre diversas áreas do conhecimento, habilidades e competências que poderiam perpassar com maior êxito os processos educativos dos estudantes enquanto princípios formativos de cidadania, para além da pura aquisição de saberes se estes não fossem compartimentalizados e delegados apenas às disciplinas isoladas do currículo. Surge assim, a possibilidade de utilizar a pesquisa como princípio educativo-formativo na sala de aula. O objetivo é instigar os estudantes na busca por soluções para questões globais a fim de aplicá-las na própria comunidade local. Para isso, eles necessitam mover os saberes já internalizados, mas também precisam desenvolver as habilidades de pesquisa-ação, fazendo uso dos mais diversos meios de investigação e utilizando o Inglês como Língua Franca e que lhes permite o acesso a informações em nível internacional. A metodologia que abrange o desenvolvimento deste projeto é o CLIL - Content and Language Integrated Learning (em Português: Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem) que traz em sua abordagem a pesquisa e o Inglês como “meio de” e não como “fim”. O projeto que origina este trabalho fundamenta-se nas premissas orientadas na BNCC para Língua Inglesa, no Documento da UNESCO (ODS e EDS), bem como nos estudos em Aquisição de Segunda Língua (Teoria, Prática e Pesquisa). Como resultado parcial, observa-se uma movimentação dos estudantes em envolver-se de modo mais motivado e autônomo nas pesquisas realizadas por eles, bem como na busca pela compreensão linguística e comunicativa que lhes dê acesso aos seus objetos de investigação.