O Ensino de Química é frequentemente considerado pelos estudantes algo difícil e maçante uma vez que, quando os professores abordam conteúdos dissociados do cotidiano do discente não ocorre um aprendizado significativo. Diante disso, para contornar a dicotomia teoria-prática acentuada no modelo tradicional, propõe-se a adoção do processo de investigação mediado pelo professor, na qual consiste-se em apresentar uma situação-problema a ser solucionada pelos discentes, visando ressignificar a relação ensino e aprendizagem, além de promover o letramento científico dos alunos, visto que necessita de observação, levantamento de hipóteses, validação e análise dos fenômenos. Este trabalho tem como objetivo geral realizar o experimento do “teste da chama” para identificação dos elementos químicos em sais inorgânicos, a fim de associar a estrutura atômica. O experimento empregado na pesquisa, consiste em uma ferramenta utilizada para averiguar as propriedades eletroscópicas da matéria mediante o fornecimento de energia (calor) na amostra. O estudo será realizado mediante uma abordagem qualitativa e pesquisa de campo, na qual serão produzidos recursos audiovisuais e slides para trabalhar o conteúdo com os alunos envolvidos no estudo. Será empregado como questionamentos, em seguida será realizado o experimento em si. Com o presente projeto, espera-se que os alunos consigam realizar a associação existente entre os conceitos eletrônicos e os elementos químicos