PEREIRA, Joana D'arc Toscano Da Silva. Os desenhos animados e o uso das telas.. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100600>. Acesso em: 23/12/2024 02:10
O ano letivo começou e as necessidades da turma foram aparecendo no decorrer das primeiras semanas. Chamando a atenção principalmente a dispersão, e a concentração mínima das crianças no momento da roda de conversas. Outro ponto a destacar é o fato de vários discentes com cinco anos já completos não terem frequentado nenhuma unidade de ensino, em decorrência do período da pandemia em que o mundo vivenciou, nos últimos três anos. Durante os diálogos em grupo, muitas falavam que passavam toda a manhã assistindo, ou por meio da televisão, computador, tabletes, entre outros mecanismos de dispositivos, despertando o interesse na professora em trazer a problemática para o contexto da sala e nas residências de cada criança. Segundo Santomé (1998,p.27): O currículo globalizado e interdisciplinar converte-se assim em uma categoria geral guarda-chuva capaz de agrupar uma variedade de práticas educacionais desenvolvidas nas salas de aula, e é um exemplo significativo do interesse em analisar a forma mais apropriada de contribuir para melhorar os processos de ensino aprendizagem. A ideia é confrontar uma questão que faça parte da vida das crianças e incentivá-las a buscar uma solução/melhoria para ela de forma cooperativa. Os professores atuam como facilitadores e instigadores, pois vão ajudar os discentes a, indicar fontes confiáveis de informação, trabalhar os conhecimentos prévios de cada um, incentivar as pesquisas juntos aos pais e responsáveis trazendo-os para um trabalho cooperativo entre a unidade de ensino e as famílias.