O avanço da tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais relevante na sociedade. Desde a revolução digital, presenciamos um rápido progresso em diversas áreas, como comunicação, medicina, indústria e entretenimento. Um aspecto interessante desse avanço é a utilização dos jogos como forma de ensino nas escolas. Os jogos educativos têm se mostrado uma ferramenta eficaz no processo de aprendizagem, ao combinar elementos de diversão e interatividade, esses jogos engajam os alunos, tornando o aprendizado mais prazeroso e eficiente. Além disso, eles oferecem uma abordagem mais imersiva, permitindo que os estudantes experimentem situações do mundo real de forma segura e controlada. O presente trabalho trata-se de como o jogo "Never Alone" desenvolve no aluno capacidade de aprendizagem significativa relacionando ao tema Educação Indígena. Através da experiência interativa oferecida por Never Alone: Console Edition, os jogadores têm a oportunidade de aprender sobre a cultura indígena de uma maneira envolvente e imersiva. O mesmo pode ajudar a educar as pessoas sobre a diversidade cultural, a promover a empatia e a valorização das tradições indígenas, além de incentivar o respeito e a preservação da cultura e dos direitos das comunidades indígenas. Também foi feita uma pesquisa de campo com os alunos do 1º período em Licenciatura em Computação do Campus IFPE-Afogados, com intuito de levantamento de dados sobre os jogos digitais, onde obtivemos um resultado muito relevante com a pesquisa de campo, com esse resultado percebe-se que os alunos tem a tendencia de desenvolver suas habilidades cognitivas por meios com mais facilidade por meio dessa interatividade. Além disso, ouve uma apresentação no congresso, no Instituto Federal de Pernambuco - Campus Afogados da Ingazeira, para mostra das ideias iniciais da pesquisa. Como referencial teórico foi utilizado Vieira, Tairine, Dolores, Claúdia, Helena e Cláudia (2009), James Paul (2003).