A pesquisa discutida neste texto teve como objetivo investigar as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem de conteúdos matemáticos por parte dos estudantes da Educação Básica. A partir de um levantamento bibliográfico buscou-se a compreensão de quais seriam os causadores dessas dificuldades, sendo elas externas e internas aos discentes, analisando os indicativos de pesquisas relevantes na área. Ao aprofundar-se na história e na construção dos cursos de Pedagogia e principalmente no curso de Licenciatura em Matemática resolvemos nos aprofundar nos motivos pelos quais alguns docentes não possuem o arcabouço metodológico, teórico e didático necessários para cumprir, de forma plena, a sua atuação docente. Sendo assim, viu-se a necessidade de uma reformulação por parte do corpo acadêmico sobre a constituição de seus currículos e seu papel como formador de professores, entendendo que suas ações refletem diretamente no estudante da Educação Básica e como consequência na sociedade em que o discente está inserido. Os resultados deste estudo indicam a relevância da formação inicial do professor que ensina Matemática e também dos professores tanto como fomentadores quanto como atenuadores das dificuldades de aprendizagem do estudante no momento em que se verificam as lacunas presentes na formação profissional do docente e as metodologias utilizadas por estes profissionais.