As tecnologias do século XXI facilitam a vida de muitas pessoas. No campo educacional oferece um suporte que vem proporcionar aulas mais interessantes e dinâmicas para os alunos e professores. Portanto, repensar as práticas pedagógicas e associá-las às tecnologias e a neurociência permitem adentramos a um novo campo de aprendizado e pesquisa que visam mudar a realidade da atual educação. Além disso, a neurociência associada à educação possibilita-nos um conhecimento ímpar acerca do cérebro humano e seu funcionamento em plena atividade cerebral durante o processo de ensino-aprendizagem. Seguramente isto é possível mediante o uso da neuroimagem. Portanto, essa pesquisa visa analisar as tecnologias do século XXI, a neurociência, neurotecnologia e neuroimagem para uma educação efetiva. Como referencial teórico-metodológico contemplamos as pesquisas de Hernández Fernández (2022), Quijano (2022) e De Barros (2022), bem como, foi empregada a metodologia qualitativa do tipo descritiva. Em suma, encontraremos várias reflexões a respeito dos aspectos neurocientíficos e tecnológicos a favor da educação contemporânea. Enfim, conheceremos a opinião e conhecimentos dos professores sobre a temática abordada.