Os gêneros textuais/discursivos são produtos sociais que estão concretamente presentes no cotidiano, abrangem toda forma de comunicação na sociedade, com objetivos, linguagem e composição específicos. Assim, constituem os diversos discursos materializados em textos, efetivando-se como fundamentais nas situações comunicativas. Já no que diz respeito ao ensino, são primordiais para o desempenho e desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, o que indica um aprimoramento nas práticas de linguagem. Dessa forma, tendo em vista o documento que orienta e normatiza as aprendizagens essenciais, isto é, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o presente trabalho tem como objetivo analisar como o documento, elaborado para o ensino médio, trata os gêneros textuais/discursivos. O referencial teórico está pautado na teoria sócio interacionista de Bakhtin (1997) e seus seguidores, com as contribuições de Schneuwly e Dolz (1995), Marcuschi (2002), Farias (2013), Lopes-Rossi (2011) e Rojo e Barbosa (2015). O estudo consiste em uma abordagem de natureza qualitativa, desenvolvido através de uma pesquisa documental. A pesquisa evidenciou que o ensino de Língua Portuguesa, fundamentado nas diretrizes da BNCC, com base nos gêneros textuais/discursivos, possibilita ao aluno participar das diversas práticas de linguagem, pois, elas se materializam em um determinado gênero, o que oportuniza o desenvolvimento de competências e habilidades.