O Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura, configura-se como um momento importante para a formação inicial dos futuros professores de Matemática, visto que é uma oportunidade de vivenciar a profissão docente. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva refletir sobre e com as experiências de estudantes da Educação Básica, de uma turma de ensino médio, por meio da utilização de metodologias ativas para o ensino de Matemática. Como aportes teóricos que norteiam as discussões, dialogamos com autores que contemplam as temáticas relacionadas ao Estágio Supervisionado e as Metodologias Ativas, com foco no ensino de Matemática. A metodologia adotada foi a qualitativa, ressaltando as experiências realizadas em uma turma de 2ª série do ensino médio de uma instituição de ensino pública da cidade de Vitória da Conquista - Bahia. Os dados foram produzidos com 36 estudantes, por intermédio de uma resenha crítica sobre o filme O Jogo da Imitação e de uma atividade com o jogo intitulado Desvendando Mistérios, trabalhando de maneira interdisciplinar com a criptografia, no intuito de contribuir com a aprendizagem do conteúdo de matrizes, que estava sendo desenvolvido no período de regência no estágio. Os resultados obtidos, mostraram a importância de inserir atividades diferenciadas na sala de aula para o ensino de Matemática, visto que as metodologias ativas permitiram o envolvimento, protagonismo e reflexão dos estudantes para com o seu processo de ensino e aprendizagem. O que proporcionaram uma abordagem diferenciada e mais atrativa do assunto abordado, que para a turma estava sendo de difícil compreensão e, isso, permitiu, também, a interdisciplinaridade da Matemática com outras áreas do conhecimento.