O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ENTRELUGAR DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99096 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5860 "inscrito_id" => 20306 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ENTRELUGAR DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE" "resumo" => "O magistério na educação superior tem passado por transformações que evocam a responsabilidade e o compromisso com um projeto pedagógico que contemple as diversas dimensões – científica, cultural, humana, política, técnica e ética – da formação profissional. Considerando a ausência de políticas públicas que definam e promovam o desenvolvimento profissional docente na Educação Superior, a recorrente formação esvaziada de conhecimentos pedagógicos, específicos da profissão docente, tem fomentado a constituição de identidades fragilizadas, pautadas no racionalismo técnico e no senso comum de que “quem sabe ensina”. Para tanto, apoiamo-nos em trabalhos de autores(as) que têm discutido as questões inerentes à pedagogia universitária, identidade profissional e formação docente, como: Almeida, Anastasiou, Campos, Cruz, Cunha, Marcelo Garcia, Melo, Pimenta e Zabalza. A partir do diálogo com estes referenciais teóricos e com o conceito de entrelugar, discutido por Bhaba, Hanciau, Pesavento e Santiago, construímos nosso trabalho esperançando contribuir para ampliar a discussões e análises que suscitem reflexões críticas sobre desenvolvimento profissional docente na Educação Superior. É imprescindível que o(a) docente universitário(a) assuma-se prioritariamente como professor(a) e dedique-se a aprender a docência, de modo a constituir a identidade profissional. Para tanto, defendemos o desenvolvimento profissional docente como o lugar de construção desta nova identidade: um entrelugar que é fronteira entre o singular e o complexo, entre o compromisso individual e a responsabilidade institucional, entre os conhecimentos específicos do campo disciplinar e os do campo didático-pedagógico, entre a teoria-prática, entre a reflexão-ação, entre o planejamento e a avaliação, entre o estudante que ingressa e o profissional que egressa, entre a comunidade e a universidade, entre a identidade de bacharel e a identidade de professor, entre o que se aprende e o que se ensina, entre a sociedade em que vivemos e a que almejamos construir." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20306_TB5860_04102023172518.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Patrícia de Sou" "autor_email" => "patisoli@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99096 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5860 "inscrito_id" => 20306 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: UM ENTRELUGAR DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE" "resumo" => "O magistério na educação superior tem passado por transformações que evocam a responsabilidade e o compromisso com um projeto pedagógico que contemple as diversas dimensões – científica, cultural, humana, política, técnica e ética – da formação profissional. Considerando a ausência de políticas públicas que definam e promovam o desenvolvimento profissional docente na Educação Superior, a recorrente formação esvaziada de conhecimentos pedagógicos, específicos da profissão docente, tem fomentado a constituição de identidades fragilizadas, pautadas no racionalismo técnico e no senso comum de que “quem sabe ensina”. Para tanto, apoiamo-nos em trabalhos de autores(as) que têm discutido as questões inerentes à pedagogia universitária, identidade profissional e formação docente, como: Almeida, Anastasiou, Campos, Cruz, Cunha, Marcelo Garcia, Melo, Pimenta e Zabalza. A partir do diálogo com estes referenciais teóricos e com o conceito de entrelugar, discutido por Bhaba, Hanciau, Pesavento e Santiago, construímos nosso trabalho esperançando contribuir para ampliar a discussões e análises que suscitem reflexões críticas sobre desenvolvimento profissional docente na Educação Superior. É imprescindível que o(a) docente universitário(a) assuma-se prioritariamente como professor(a) e dedique-se a aprender a docência, de modo a constituir a identidade profissional. Para tanto, defendemos o desenvolvimento profissional docente como o lugar de construção desta nova identidade: um entrelugar que é fronteira entre o singular e o complexo, entre o compromisso individual e a responsabilidade institucional, entre os conhecimentos específicos do campo disciplinar e os do campo didático-pedagógico, entre a teoria-prática, entre a reflexão-ação, entre o planejamento e a avaliação, entre o estudante que ingressa e o profissional que egressa, entre a comunidade e a universidade, entre a identidade de bacharel e a identidade de professor, entre o que se aprende e o que se ensina, entre a sociedade em que vivemos e a que almejamos construir." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20306_TB5860_04102023172518.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Patrícia de Sou" "autor_email" => "patisoli@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }