É notável que estudantes podem desenvolver alguns transtornos psicológicos devido ao estresse e a cobrança excessiva no ambiente escolar, e que estes transtornos podem atrapalhar o processo de desenvolvimento cognitivo do corpo discente. O déficit no desenvolvimento cognitivo tem um impacto significativo em habilidades intrínsecas ao indivíduo, tais como: memória, atenção, raciocínio, resolução de problemas. Este trabalho busca entender os efeitos da educação física escolar no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, tendo como base restabelecer a importância de se abordar a disciplina de maneira prioritária, visando a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, já que está diretamente associada à diminuição da incidência dos transtornos mais comuns no ambiente escolar. Para coleta de dados, foram analisadas produções científicas em revistas de qualis A1 (Journal of School Health; BMC Public Health; Biomedical Journal; Journal of Science and Medicine in Sport; Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sport; Plos One) e A2 (Journal of Physical Activity and Health) cujo as informações seguiam os descritores (educação física, escola, desenvolvimento cognitivo). Foi constatado que a educação física escolar promove uma série de fatores positivos para os aspectos físicos e psicológicos dos estudantes, promovendo uma diminuição do desenvolvimento de transtornos, tais como: ansiedade, irritabilidade, insônia, dificuldades de concentração, entre outros. Não é de hoje que a educação física é importante para o desenvolvimento físico e mental dos indivíduos, principalmente se tratando de pessoas em crescimento físico e intelectual e, este artigo deixa isso evidenciado, trazendo uma visão mais incisiva da importância de abordagens prioritárias na educação física escolar.