Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EFEITOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ATRELADA AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SAUDÁVEL DO ESTUDANTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
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Foi constatado que a educação física escolar promove uma série de fatores positivos para os aspectos físicos e psicológicos dos estudantes, promovendo uma diminuição do desenvolvimento de transtornos, tais como: ansiedade, irritabilidade, insônia, dificuldades de concentração, entre outros. Não é de hoje que a educação física é importante para o desenvolvimento físico e mental dos indivíduos, principalmente se tratando de pessoas em crescimento físico e intelectual e, este artigo deixa isso evidenciado, trazendo uma visão mais incisiva da importância de abordagens prioritárias na educação física escolar.É notável que estudantes podem desenvolver alguns transtornos psicológicos devido ao estresse e a cobrança excessiva no ambiente escolar, e que estes transtorno" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID17353_TB4543_28092023142031.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOAB PACHECO GUERRA DA SILVA ROCHA FILHO" "autor_nome_curto" => "PACHECO" "autor_email" => "pachecomoab@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98068 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4543 "inscrito_id" => 17353 "titulo" => "EFEITOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ATRELADA AO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SAUDÁVEL DO ESTUDANTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA." 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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

É notável que estudantes podem desenvolver alguns transtornos psicológicos devido ao estresse e a cobrança excessiva no ambiente escolar, e que estes transtornos podem atrapalhar o processo de desenvolvimento cognitivo do corpo discente. O déficit no desenvolvimento cognitivo tem um impacto significativo em habilidades intrínsecas ao indivíduo, tais como: memória, atenção, raciocínio, resolução de problemas. Este trabalho busca entender os efeitos da educação física escolar no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, tendo como base restabelecer a importância de se abordar a disciplina de maneira prioritária, visando a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, já que está diretamente associada à diminuição da incidência dos transtornos mais comuns no ambiente escolar. Para coleta de dados, foram analisadas produções científicas em revistas de qualis A1 (Journal of School Health; BMC Public Health; Biomedical Journal; Journal of Science and Medicine in Sport; Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sport; Plos One) e A2 (Journal of Physical Activity and Health) cujo as informações seguiam os descritores (educação física, escola, desenvolvimento cognitivo). Foi constatado que a educação física escolar promove uma série de fatores positivos para os aspectos físicos e psicológicos dos estudantes, promovendo uma diminuição do desenvolvimento de transtornos, tais como: ansiedade, irritabilidade, insônia, dificuldades de concentração, entre outros. Não é de hoje que a educação física é importante para o desenvolvimento físico e mental dos indivíduos, principalmente se tratando de pessoas em crescimento físico e intelectual e, este artigo deixa isso evidenciado, trazendo uma visão mais incisiva da importância de abordagens prioritárias na educação física escolar.

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