O artigo tem como objetivo geral: estabelecer interlocuções entre os campos da Educação Infantil e Educação Especial na perspectiva de Inclusão Escolar para compreender as singularidades das crianças com deficiência como integrantes de uma coletividade. Objetivando especificamente: 1 Reconhecer o processo histórico, em termos da legislação nos campos da Educação Infantil e Educação Especial, na perspectiva de Inclusão Escolar das crianças com deficiência; 2 Descrever sobre formação dos profissionais que atua com criança deficiente na Educação Infantil e 3 Compreender a relação entre cuidar e educar na perspectiva de inclusão da criança com deficiência na Educação Infantil. Tem como questionamento: Como ocorre a inclusão escolar das crianças com deficiência na sala regular da Educação Infantil? Em atendimento aos objetivos e ao questionamento opta-se metodologicamente por uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. A justificativa pela temática, ocorreu pela análise do aumento do número de matrículas de crianças com deficiência, demonstra a necessidade de compreender as políticas públicas educacionais que garante o direito ao acesso às Instituições de Educação Infantil (IEI), a fim de reafirmar a interligação entre Educação Infantil e Educação Especial na perspectiva Inclusiva. A partir dos estudos em torno da temática em questão, esclareceu-se que o reconhecimento da criança com direito ao acesso à educação, o número de crianças com deficiência sendo matriculados na Educação infantil aumentou, tendo em vista tal demanda, faz-se necessário, a ressignificação das relações de cuidado e educação, para garantir qualidade ao desenvolvimento integral aos diferentes atores inseridos nesse contexto educacional.