A engenharia é um campo de estudo que demanda constante aprimoramento mediante as necessidades de mercado, especialmente à respeito da busca por soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade atual. Nesse sentido, a interação entre estudantes de Engenharia Elétrica e Ambiental, graduações participantes do Programa de Educação Tutorial - PET Engenharias do IFBA Campus Vitória da Conquista, desempenha um papel crucial na construção de profissionais versáteis.Sob esse viés, este artigo analisa a importância da colaboração entre alunos dos cursos de engenharia elétrica e ambiental no contexto acadêmico e destaca os benefícios do desenvolvimento profissional através do programa. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, considerando, sobretudo, artigos científicos sobre o tema proposto, com foco na interdisciplinaridade nos cursos de engenharia. Além disso, adotou-se um estudo de caso para explorar a dinâmica das áreas entre membros, haja vista a análise focal no Programa e suas versatilidades. A partir da análise dos materiais selecionados e com um embasamento teórico ,consistente sobre a importância da interação entre alunos, como Libâneo (2003) apontando a necessidade de introduzir espaços para trocas de experiências entre docentes e Valente (2013) que aborda os benefícios e as habilidades desenvolvidas nesse contexto. Em relação aos objetivos, este estudo é caracterizado como descritivo, com o intuito de descrever a percepção que os participantes precedentes e vigentes do PET Engenharias possuem das influências do programa sobre a construção transversal do conhecimento. Para a estruturação, foi utilizada a abordagem qualitativa, através de formulários. As análises envolveram principalmente o compartilhamento de áreas de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades transversais, como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico. Observou-se que a integração salientou como tais experiências enriquecem a formação acadêmica-pessoal e permitem que os alunos apliquem conhecimentos teóricos a situações cotidianas e trabalhem em equipes interdisciplinares.