Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE CURSOS: OS BENEFÍCIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE E COLABORAÇÃO NO GRUPO PET ENGENHARIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98446
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5027
    "inscrito_id" => 19471
    "titulo" => "PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE CURSOS: OS BENEFÍCIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE E COLABORAÇÃO NO GRUPO PET ENGENHARIAS"
    "resumo" => "A engenharia é um campo de estudo que demanda constante aprimoramento mediante as necessidades de mercado, especialmente à respeito da busca por soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade atual. Nesse sentido, a interação entre estudantes de Engenharia Elétrica e Ambiental, graduações participantes do Programa de Educação Tutorial - PET Engenharias do IFBA Campus Vitória da Conquista, desempenha um papel crucial na construção de profissionais versáteis.Sob esse viés, este artigo analisa a importância da colaboração entre alunos dos cursos de engenharia elétrica e ambiental no contexto acadêmico e destaca os benefícios do desenvolvimento profissional através do programa. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, considerando, sobretudo, artigos científicos sobre o tema proposto, com foco na interdisciplinaridade nos cursos de engenharia. Além disso, adotou-se um estudo de caso para explorar a dinâmica das áreas entre membros, haja vista a análise focal no Programa e suas versatilidades. A partir da análise dos materiais selecionados e com um embasamento teórico ,consistente sobre a importância da interação entre alunos, como Libâneo (2003) apontando a necessidade de introduzir espaços para trocas de experiências entre docentes e Valente (2013) que aborda os benefícios e as habilidades desenvolvidas nesse contexto. Em relação aos objetivos, este estudo é caracterizado como descritivo, com o intuito de descrever a percepção que os participantes precedentes e vigentes do PET Engenharias possuem das influências do programa sobre a construção transversal do conhecimento. Para a estruturação, foi utilizada a abordagem qualitativa, através de formulários. As análises envolveram principalmente o compartilhamento de áreas de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades transversais, como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico. Observou-se que a integração salientou como tais experiências enriquecem a formação acadêmica-pessoal e permitem que os alunos apliquem conhecimentos teóricos a situações cotidianas e trabalhem em equipes interdisciplinares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19471_TB5027_21092023082522.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO MOURA DOS SANTOS MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "Bruno Moura dos"
    "autor_email" => "brunomiranda20@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98446
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5027
    "inscrito_id" => 19471
    "titulo" => "PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO ENTRE CURSOS: OS BENEFÍCIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE E COLABORAÇÃO NO GRUPO PET ENGENHARIAS"
    "resumo" => "A engenharia é um campo de estudo que demanda constante aprimoramento mediante as necessidades de mercado, especialmente à respeito da busca por soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade atual. Nesse sentido, a interação entre estudantes de Engenharia Elétrica e Ambiental, graduações participantes do Programa de Educação Tutorial - PET Engenharias do IFBA Campus Vitória da Conquista, desempenha um papel crucial na construção de profissionais versáteis.Sob esse viés, este artigo analisa a importância da colaboração entre alunos dos cursos de engenharia elétrica e ambiental no contexto acadêmico e destaca os benefícios do desenvolvimento profissional através do programa. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, considerando, sobretudo, artigos científicos sobre o tema proposto, com foco na interdisciplinaridade nos cursos de engenharia. Além disso, adotou-se um estudo de caso para explorar a dinâmica das áreas entre membros, haja vista a análise focal no Programa e suas versatilidades. A partir da análise dos materiais selecionados e com um embasamento teórico ,consistente sobre a importância da interação entre alunos, como Libâneo (2003) apontando a necessidade de introduzir espaços para trocas de experiências entre docentes e Valente (2013) que aborda os benefícios e as habilidades desenvolvidas nesse contexto. Em relação aos objetivos, este estudo é caracterizado como descritivo, com o intuito de descrever a percepção que os participantes precedentes e vigentes do PET Engenharias possuem das influências do programa sobre a construção transversal do conhecimento. Para a estruturação, foi utilizada a abordagem qualitativa, através de formulários. As análises envolveram principalmente o compartilhamento de áreas de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades transversais, como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico. Observou-se que a integração salientou como tais experiências enriquecem a formação acadêmica-pessoal e permitem que os alunos apliquem conhecimentos teóricos a situações cotidianas e trabalhem em equipes interdisciplinares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19471_TB5027_21092023082522.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO MOURA DOS SANTOS MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "Bruno Moura dos"
    "autor_email" => "brunomiranda20@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A engenharia é um campo de estudo que demanda constante aprimoramento mediante as necessidades de mercado, especialmente à respeito da busca por soluções inovadoras, eficientes e sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade atual. Nesse sentido, a interação entre estudantes de Engenharia Elétrica e Ambiental, graduações participantes do Programa de Educação Tutorial - PET Engenharias do IFBA Campus Vitória da Conquista, desempenha um papel crucial na construção de profissionais versáteis.Sob esse viés, este artigo analisa a importância da colaboração entre alunos dos cursos de engenharia elétrica e ambiental no contexto acadêmico e destaca os benefícios do desenvolvimento profissional através do programa. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, considerando, sobretudo, artigos científicos sobre o tema proposto, com foco na interdisciplinaridade nos cursos de engenharia. Além disso, adotou-se um estudo de caso para explorar a dinâmica das áreas entre membros, haja vista a análise focal no Programa e suas versatilidades. A partir da análise dos materiais selecionados e com um embasamento teórico ,consistente sobre a importância da interação entre alunos, como Libâneo (2003) apontando a necessidade de introduzir espaços para trocas de experiências entre docentes e Valente (2013) que aborda os benefícios e as habilidades desenvolvidas nesse contexto. Em relação aos objetivos, este estudo é caracterizado como descritivo, com o intuito de descrever a percepção que os participantes precedentes e vigentes do PET Engenharias possuem das influências do programa sobre a construção transversal do conhecimento. Para a estruturação, foi utilizada a abordagem qualitativa, através de formulários. As análises envolveram principalmente o compartilhamento de áreas de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades transversais, como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico. Observou-se que a integração salientou como tais experiências enriquecem a formação acadêmica-pessoal e permitem que os alunos apliquem conhecimentos teóricos a situações cotidianas e trabalhem em equipes interdisciplinares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.