Ao longo de muitos anos, as redes escolares e os sistemas educacionais têm procurado alternativas para melhorar e estimular o exercício do magistério e a evolução acadêmica-científica. A remuneração e as gratificações disponibilizadas para professores da Educação Básica constituem-se num incentivo à carreira docente. Atualmente, o piso salarial do magistério assegura um valor mínimo a ser pago aos profissionais da Educação Básica. No entanto, este valor pode aumentar de acordo com algumas qualificações profissionais, como a pós-graduação e o tempo de serviço. Vale ressaltar que o percentual de aumento salarial será segundo o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) de cada município. Dessa forma, o objetivo do trabalho é apresentar como se organiza a carreira docente no município de Cuité-PB, realizando uma comparação com outros municípios. O presente trabalho trata-se de uma análise qualitativa e documental, a partir do levantamento do PCCR do Magistério em Cuité, como norteador da pesquisa, e de quatro municípios da 4ª Região Geo-Administrativa da Paraíba: Sossego, Nova Palmeira, Frei Martinho e Picuí. A partir disso, foram realizadas leituras e análises comparativas desses documentos. Obtendo como resultado, nos municípios de Cuité e Frei Martinho, um aumento salarial com percentual 10% para profissionais que obtiverem especialização, no mínimo 360h; percentual de aumento no salário 20% para o título de mestre e 30% para o título de doutor. Em Nova Palmeira, a especialização possui um aumento de 10% em seu salário, mestre 20% e doutor 30%. Em Sossego, profissionais que possuem curso de 180h tem um aumento de 10%, especialização de 360h um aumento de 25%, mestrado 50% e doutorado 70%. Em Picuí, profissionais da Educação Básica recebem 25% com curso de especialização, no mínimo 360h; para cursos de pós-graduação: mestrado e doutorado, os docentes recebem 20% e 25%, respectivamente.