As intervenções psicopedagógicas em estudantes com Transtorno do Espectro Autista - TEA contribuem para o processo educativo e o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e socioemocionais. As estratégias de intervenções pautaram-se no hiperfoco do estudante para despertar o gosto e o desejo pelo conhecimento, assim o profissional desenvolve o acadêmico para a vida e para os estudos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a LDB/9394/96, o ECA e os estudos atuais sinalizam para um processo de aprendizagem inclusiva, alicerçado nas competências. O presente estudo acompanhou 10 estudantes com TEA de instituições da Educação Básica, através de atendimentos psicopedagógicos com o desenvolvimento de competências de aprendizagem para a vida acadêmica com o objetivo de analisar as intervenções psicopedagógicas em estudantes com TEA e as intervenções de aprendizagem. A metodologia utilizada orientou-se pelo estudo de caso, pois analisamos o desenvolvimento dos estudantes com TEA em seu processo educativo, com intervenções psicopedagógicos, potencializando o desenvolvimento das competências estudantis. Utilizou-se como apoio teórico, textos produzidos abordando a temática e que consideram que há um longo caminho a ser percorrido até modificarmos a prática de sala de aula para estudantes com TEA. Os resultados apontam que os estudantes que tiveram a intervenção psicopedagógico se desenvolveram igual ou melhor em relação aos demais estudantes, tornando-se protagonistas da sua aprendizagem.