A Educação Ambiental (EA) tem como objetivo conscientizar e preservar o meio ambiente, sendo incorporada no contexto educacional para ampliar o conhecimento das crianças e jovens sobre essa temática, reconhecendo a relevância da escola na formação socioambiental. No entanto, a abordagem tradicional não promove plenamente o interesse e a participação ativa dos alunos em sala de aula, necessitando, portanto, da adoção de recursos didáticos e metodologias ativas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, este estudo busca explorar a gamificação como uma valiosa ferramenta didática para o ensino da EA. A gamificação estimula a participação ativa dos alunos por meio de reflexões e trabalho em equipe, promovendo maior motivação e facilitando a retenção do conhecimento, ao mesmo tempo em que fomenta a autonomia dos estudantes. Assim, esta pesquisa se baseia em uma revisão bibliográfica que utiliza artigos científicos para embasar teoricamente a gamificação e suas possíveis aplicações como recurso didático para o ensino da educação ambiental. Além disso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro durante o trabalho, com o intuito de exemplificar como o uso de elementos lúdicos e interativos, como a gamificação, pode envolver os estudantes e tornar o processo de ensino da educação ambiental mais estimulante. Em suma, a gamificação surge como uma alternativa promissora para aprimorar a abordagem da EA, incentivando a participação ativa dos alunos, promovendo a motivação e a retenção do conhecimento, e desenvolvendo sua autonomia. Com base nas evidências teóricas e na elaboração prática de um jogo de tabuleiro, este estudo contribui para a compreensão e aplicação da gamificação como recurso didático no ensino da educação ambiental.