O presente artigo pretende discutir sobre as experiências adquiridas nas salas de aula nas turmas de Ensino Fundamental II, durante a conclusão da disciplina de estágio supervisionado III de observação, cursada no sétimo semestre no curso de licenciatura em História na Universidade Regional do Cariri. Com o objetivo de relatar a experiência no estágio de observação nas aulas de História, nas turmas de 9° A, B, C e D do ensino fundamental. Tendo em vista a necessidade e importância de inserção dos discentes dos cursos de licenciatura com o ambiente escolar, o presente trabalho é o resultado desse acompanhamento de observação em sala de aula. O trabalho tem como propósito apresentar as indagações, os desafios encontrados, a perspectiva enquanto construção de uma identidade docente e o relato da experiência desse acompanhamento, tendo em vista a importância de discutir as problemáticas que envolvem o ensino básico . A Escola onde foi realizado o estagio é na cidade de Crato CE, intitulada como Escola de Ensino Fundamental Estado da Paraíba, que tem esse nome por conta de relações políticas do período. Para discutir essa temática, respaldamos teóricos como Paulo Freire, Selma Guimarães Fonseca, Maria Auxiliadora Schmidt e Marlene Cainelli. Tendo como resultado não somente a conclusão do estágio obrigatório de observação, mas a necessidade de entender o processo de construção de uma identidade docente que se inicia nos estágios da graduação do curso de licenciatura em História.