Este estudo se propõe a investigar as questões históricas que envolvem as políticas educacionais atuais, mais especificamente aquelas voltadas para a educação da criança nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral é estudar a educação da criança a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, relacionando-a com as transformações históricas ocorridas no atual processo de produção e reprodução material e intelectual da vida humana. Partimos da premissa que, cada período constrói suas próprias estruturas jurídicas, políticas e ideológicas, determinando as necessidades educacionais de sua época, em acordo com as necessidades materiais que foram reproduzidas pelas relações sociais de produção. Vale lembrar que, para alcançar os objetivos propostos, os estudos relacionam as políticas educacionais com a proposta da UNESCO para a educação do século XXI, cujo intento é justamente o de preparar os trabalhadores para o mercado e reproduzir o capital. Destarte, as propostas educacionais atuais surgem como parâmetro para preparar a força de trabalho necessária para a produção material da vida humana e a consequente reprodução do capital. Por conseguinte, destacamos que é importante que os futuros professores entendam a educação numa perspectiva histórica, haja vista que a contribuição da história é fundamental para que possamos compreendê-la como parte desse processo. Como fontes de estudos, a proposta se utiliza de pesquisa bibliográfica e documental, de caráter qualitativo, que nos permite uma visão maior nos estudos ao estabelecer a relação do nosso objeto com o contexto socioeconômico e político, relacionando a parte com o todo, tomando por base as categorias de totalidade e contradição. Os resultados estão apresentados em dois momentos, primeiro um breve histórico sobre a elaboração e promulgação da BNCC e, na sequência, uma análise contextualizada desse documento sob a perspectiva da economia e da política do Estado Capitalista, orientada pelos organismos internacionais das Nações Unidas.