A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educação acessível e de qualidade para todos. Entretanto, é possível observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relevância de se debruçar por estudos que são apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.
Uma educação de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreensão, ela permite ao estudante alcançar uma vida digna e autônoma, sendo um sujeito crítico capaz de tomar decisões e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acessível e isso só é possível com o apoio do profissional de educação especial, que é formado para essa função.
Não é demérito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas áreas necessitem do apoio do professor de educação especial. Ora, não esperamos ou ao menos não deveríamos esperar, que o professor de matemática ministrasse aulas de inglês, tampouco o professor de história ministrasse aulas de física. No entanto, ainda encontramos resistência na compreensão do papel do professor de educação especial dentro das instituições educacionais em seus diversos níveis.
No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares estão expandindo o horizonte, ultrapassando o nível básico de educação, sobretudo a alfabetização. São estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conteúdo previsto para uma formação de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estratégias de ensino para as diversas disciplinas do ensino básico, para conteúdos de ensino profissionalizante, para a formação em educação superior e para o mundo do trabalho.
Portanto, é com muita alegria, que os convido a uma imersão nos textos contidos neste e-book de altíssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflexão sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que não intencionalmente. Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas não existem, o que significa que estamos em constante construção também profissionalmente. Excelente leitura