Artigo CONEDU - Educação especial (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-018-9

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA VOLTADA À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS MENTAIS EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE FORTALEZA-CE

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 10 - Educação especial
0 of 0
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119095 "edicao_id" => 368 "trabalho_id" => 2829 "inscrito_id" => 10325 "titulo" => "ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA VOLTADA À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS MENTAIS EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE FORTALEZA-CEATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA VOLTADA À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS MENTAIS EM UMA INSTITUIÇÃ" "resumo" => "O trabalho apresenta um relato de experiência da atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) de uma instituição de educação superior privada, da cidade de Fortaleza/CE. Tem o objetivo de discutir os alcances e desafios do acolhimento dos estudantes com deficiência e transtornos mentais daquela instituição. O NAP é um serviço de apoio psicopedagógico, formado por duas psicólogas e uma pedagoga. O referencial teórico utilizado aborda a Psicologia Escolar e Educacional em instituições de educação superior, fundamentando-se na concepção vigotskiana de mediação para construir estratégias inclusivas, além de discutir a deficiência a partir do modelo biopsicossocial, que responsabiliza a sociedade e suas instituições pela realização de ações de adequação às necessidades de aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência. As atividades realizadas pelo Núcleo envolvem reuniões individuais com os estudantes para identificação das demandas; assessoramento de diversos atores acadêmicos para a elaboração conjunta de estratégias de apoio;, suporte e orientação aos coordenadores e professores quanto à construção de adaptações curriculares e avaliativas que atendam às necessidades dos estudantes e ao manejo de dificuldades que emergem no processo de execução das estratégias inclusivas e acompanhamento e reuniões periódicas com os estudantes para a avaliação das ações de apoio ao longo dos semestres. Os resultados apontam a redução da evasão educacional, o apoio no enfrentamento às dificuldades de aprendizagem e interpessoais experienciadas, melhora no rendimento acadêmico dos estudantes, atenuação de dificuldades dos docentes na execução de estratégias avaliativas adaptadas e no manejo de problemas comportamentais dos alunos. Os desafios enfrentados relacionam-se às crenças culturais na suposta incapacidade da deficiência, às defasagens de aprendizagem acumuladas durante os anos escolares e às relações interpessoais com os pares. As ações constituem importante estratégia de suporte institucional alinhado ao paradigma inclusivo, favorecendo a permanência de estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas na educação superior.O trabalho apresenta um relato de experiência da atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) de uma instituição de educação superior privada, da cidade de " "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10325_TB2829_27102024214309.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:10:47" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA NUNES TELES TORRES" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erika.nunesteles@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119095 "edicao_id" => 368 "trabalho_id" => 2829 "inscrito_id" => 10325 "titulo" => "ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA VOLTADA À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS MENTAIS EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE FORTALEZA-CEATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA VOLTADA À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS MENTAIS EM UMA INSTITUIÇÃ" "resumo" => "O trabalho apresenta um relato de experiência da atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) de uma instituição de educação superior privada, da cidade de Fortaleza/CE. Tem o objetivo de discutir os alcances e desafios do acolhimento dos estudantes com deficiência e transtornos mentais daquela instituição. O NAP é um serviço de apoio psicopedagógico, formado por duas psicólogas e uma pedagoga. O referencial teórico utilizado aborda a Psicologia Escolar e Educacional em instituições de educação superior, fundamentando-se na concepção vigotskiana de mediação para construir estratégias inclusivas, além de discutir a deficiência a partir do modelo biopsicossocial, que responsabiliza a sociedade e suas instituições pela realização de ações de adequação às necessidades de aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência. As atividades realizadas pelo Núcleo envolvem reuniões individuais com os estudantes para identificação das demandas; assessoramento de diversos atores acadêmicos para a elaboração conjunta de estratégias de apoio;, suporte e orientação aos coordenadores e professores quanto à construção de adaptações curriculares e avaliativas que atendam às necessidades dos estudantes e ao manejo de dificuldades que emergem no processo de execução das estratégias inclusivas e acompanhamento e reuniões periódicas com os estudantes para a avaliação das ações de apoio ao longo dos semestres. Os resultados apontam a redução da evasão educacional, o apoio no enfrentamento às dificuldades de aprendizagem e interpessoais experienciadas, melhora no rendimento acadêmico dos estudantes, atenuação de dificuldades dos docentes na execução de estratégias avaliativas adaptadas e no manejo de problemas comportamentais dos alunos. Os desafios enfrentados relacionam-se às crenças culturais na suposta incapacidade da deficiência, às defasagens de aprendizagem acumuladas durante os anos escolares e às relações interpessoais com os pares. As ações constituem importante estratégia de suporte institucional alinhado ao paradigma inclusivo, favorecendo a permanência de estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas na educação superior.O trabalho apresenta um relato de experiência da atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) de uma instituição de educação superior privada, da cidade de " "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10325_TB2829_27102024214309.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:10:47" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA NUNES TELES TORRES" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erika.nunesteles@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 368 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "logo" => null "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 368 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "logo" => null "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 237 "edicao_id" => 368 "codigo" => "978-65-5222-018-9" "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png" "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "prefacio" => """ A Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educa&ccedil;&atilde;o acess&iacute;vel e de qualidade para todos. Entretanto, &eacute; poss&iacute;vel observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relev&acirc;ncia de se debru&ccedil;ar por estudos que s&atilde;o apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\nA Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o dire Uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar uma vida digna e aut&ocirc;noma, sendo um sujeito cr&iacute;tico capaz de tomar decis&otilde;es e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acess&iacute;vel e isso s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel com o apoio do profissional de educa&ccedil;&atilde;o especial, que &eacute; formado para essa fun&ccedil;&atilde;o.<br />\r\nUma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar um N&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial. Ora, n&atilde;o esperamos ou ao menos n&atilde;o dever&iacute;amos esperar, que o professor de matem&aacute;tica ministrasse aulas de ingl&ecirc;s, tampouco o professor de hist&oacute;ria ministrasse aulas de f&iacute;sica. No entanto, ainda encontramos resist&ecirc;ncia na compreens&atilde;o do papel do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial dentro das institui&ccedil;&otilde;es educacionais em seus diversos n&iacute;veis.<br />\r\nN&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedi No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo a alfabetiza&ccedil;&atilde;o. S&atilde;o estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conte&uacute;do previsto para uma forma&ccedil;&atilde;o de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estrat&eacute;gias de ensino para as diversas disciplinas do ensino b&aacute;sico, para conte&uacute;dos de ensino profissionalizante, para a forma&ccedil;&atilde;o em educa&ccedil;&atilde;o superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\nNo entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&cce Portanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflex&atilde;o sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que n&atilde;o intencionalmente. &nbsp;Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas n&atilde;o existem, o que significa que estamos em constante constru&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\nPortanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma &nbsp; """ "apresentacao" => """ <br />\r\n &nbsp; """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO """ "conselho_editorial" => """ PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n MARA CRISTINA LOPES SILVA ARA&Uacute;JO<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n V&Acirc;NIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n ANDR&Eacute; ALVES SANTIAGO<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf" "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 237 "edicao_id" => 368 "codigo" => "978-65-5222-018-9" "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png" "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "prefacio" => """ A Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educa&ccedil;&atilde;o acess&iacute;vel e de qualidade para todos. Entretanto, &eacute; poss&iacute;vel observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relev&acirc;ncia de se debru&ccedil;ar por estudos que s&atilde;o apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\nA Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o dire Uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar uma vida digna e aut&ocirc;noma, sendo um sujeito cr&iacute;tico capaz de tomar decis&otilde;es e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acess&iacute;vel e isso s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel com o apoio do profissional de educa&ccedil;&atilde;o especial, que &eacute; formado para essa fun&ccedil;&atilde;o.<br />\r\nUma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar um N&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial. Ora, n&atilde;o esperamos ou ao menos n&atilde;o dever&iacute;amos esperar, que o professor de matem&aacute;tica ministrasse aulas de ingl&ecirc;s, tampouco o professor de hist&oacute;ria ministrasse aulas de f&iacute;sica. No entanto, ainda encontramos resist&ecirc;ncia na compreens&atilde;o do papel do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial dentro das institui&ccedil;&otilde;es educacionais em seus diversos n&iacute;veis.<br />\r\nN&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedi No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo a alfabetiza&ccedil;&atilde;o. S&atilde;o estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conte&uacute;do previsto para uma forma&ccedil;&atilde;o de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estrat&eacute;gias de ensino para as diversas disciplinas do ensino b&aacute;sico, para conte&uacute;dos de ensino profissionalizante, para a forma&ccedil;&atilde;o em educa&ccedil;&atilde;o superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\nNo entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&cce Portanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflex&atilde;o sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que n&atilde;o intencionalmente. &nbsp;Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas n&atilde;o existem, o que significa que estamos em constante constru&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\nPortanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma &nbsp; """ "apresentacao" => """ <br />\r\n &nbsp; """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO """ "conselho_editorial" => """ PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n MARA CRISTINA LOPES SILVA ARA&Uacute;JO<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n V&Acirc;NIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n ANDR&Eacute; ALVES SANTIAGO<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf" "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O trabalho apresenta um relato de experiência da atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) de uma instituição de educação superior privada, da cidade de Fortaleza/CE. Tem o objetivo de discutir os alcances e desafios do acolhimento dos estudantes com deficiência e transtornos mentais daquela instituição. O NAP é um serviço de apoio psicopedagógico, formado por duas psicólogas e uma pedagoga. O referencial teórico utilizado aborda a Psicologia Escolar e Educacional em instituições de educação superior, fundamentando-se na concepção vigotskiana de mediação para construir estratégias inclusivas, além de discutir a deficiência a partir do modelo biopsicossocial, que responsabiliza a sociedade e suas instituições pela realização de ações de adequação às necessidades de aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência. As atividades realizadas pelo Núcleo envolvem reuniões individuais com os estudantes para identificação das demandas; assessoramento de diversos atores acadêmicos para a elaboração conjunta de estratégias de apoio;, suporte e orientação aos coordenadores e professores quanto à construção de adaptações curriculares e avaliativas que atendam às necessidades dos estudantes e ao manejo de dificuldades que emergem no processo de execução das estratégias inclusivas e acompanhamento e reuniões periódicas com os estudantes para a avaliação das ações de apoio ao longo dos semestres. Os resultados apontam a redução da evasão educacional, o apoio no enfrentamento às dificuldades de aprendizagem e interpessoais experienciadas, melhora no rendimento acadêmico dos estudantes, atenuação de dificuldades dos docentes na execução de estratégias avaliativas adaptadas e no manejo de problemas comportamentais dos alunos. Os desafios enfrentados relacionam-se às crenças culturais na suposta incapacidade da deficiência, às defasagens de aprendizagem acumuladas durante os anos escolares e às relações interpessoais com os pares. As ações constituem importante estratégia de suporte institucional alinhado ao paradigma inclusivo, favorecendo a permanência de estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas na educação superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.