ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA VOLTADA À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS MENTAIS EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE FORTALEZA-CE
0 of 0"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 119095 "edicao_id" => 368 "trabalho_id" => 2829 "inscrito_id" => 10325 "titulo" => "ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA VOLTADA À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS MENTAIS EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE FORTALEZA-CE ◀ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA VOLTADA À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS MENTAIS EM UMA INSTITUIÇÃ ▶" "resumo" => "O trabalho apresenta um relato de experiência da atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) de uma instituição de educação superior privada, da cidade de Fortaleza/CE. Tem o objetivo de discutir os alcances e desafios do acolhimento dos estudantes com deficiência e transtornos mentais daquela instituição. O NAP é um serviço de apoio psicopedagógico, formado por duas psicólogas e uma pedagoga. O referencial teórico utilizado aborda a Psicologia Escolar e Educacional em instituições de educação superior, fundamentando-se na concepção vigotskiana de mediação para construir estratégias inclusivas, além de discutir a deficiência a partir do modelo biopsicossocial, que responsabiliza a sociedade e suas instituições pela realização de ações de adequação às necessidades de aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência. As atividades realizadas pelo Núcleo envolvem reuniões individuais com os estudantes para identificação das demandas; assessoramento de diversos atores acadêmicos para a elaboração conjunta de estratégias de apoio;, suporte e orientação aos coordenadores e professores quanto à construção de adaptações curriculares e avaliativas que atendam às necessidades dos estudantes e ao manejo de dificuldades que emergem no processo de execução das estratégias inclusivas e acompanhamento e reuniões periódicas com os estudantes para a avaliação das ações de apoio ao longo dos semestres. Os resultados apontam a redução da evasão educacional, o apoio no enfrentamento às dificuldades de aprendizagem e interpessoais experienciadas, melhora no rendimento acadêmico dos estudantes, atenuação de dificuldades dos docentes na execução de estratégias avaliativas adaptadas e no manejo de problemas comportamentais dos alunos. Os desafios enfrentados relacionam-se às crenças culturais na suposta incapacidade da deficiência, às defasagens de aprendizagem acumuladas durante os anos escolares e às relações interpessoais com os pares. As ações constituem importante estratégia de suporte institucional alinhado ao paradigma inclusivo, favorecendo a permanência de estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas na educação superior. ◀O trabalho apresenta um relato de experiência da atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) de uma instituição de educação superior privada, da cidade de ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10325_TB2829_27102024214309.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:10:47" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA NUNES TELES TORRES" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erika.nunesteles@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 119095 "edicao_id" => 368 "trabalho_id" => 2829 "inscrito_id" => 10325 "titulo" => "ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA VOLTADA À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS MENTAIS EM UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE FORTALEZA-CE ◀ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA VOLTADA À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E TRANSTORNOS MENTAIS EM UMA INSTITUIÇÃ ▶" "resumo" => "O trabalho apresenta um relato de experiência da atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) de uma instituição de educação superior privada, da cidade de Fortaleza/CE. Tem o objetivo de discutir os alcances e desafios do acolhimento dos estudantes com deficiência e transtornos mentais daquela instituição. O NAP é um serviço de apoio psicopedagógico, formado por duas psicólogas e uma pedagoga. O referencial teórico utilizado aborda a Psicologia Escolar e Educacional em instituições de educação superior, fundamentando-se na concepção vigotskiana de mediação para construir estratégias inclusivas, além de discutir a deficiência a partir do modelo biopsicossocial, que responsabiliza a sociedade e suas instituições pela realização de ações de adequação às necessidades de aprendizagem e desenvolvimento das pessoas com deficiência. As atividades realizadas pelo Núcleo envolvem reuniões individuais com os estudantes para identificação das demandas; assessoramento de diversos atores acadêmicos para a elaboração conjunta de estratégias de apoio;, suporte e orientação aos coordenadores e professores quanto à construção de adaptações curriculares e avaliativas que atendam às necessidades dos estudantes e ao manejo de dificuldades que emergem no processo de execução das estratégias inclusivas e acompanhamento e reuniões periódicas com os estudantes para a avaliação das ações de apoio ao longo dos semestres. Os resultados apontam a redução da evasão educacional, o apoio no enfrentamento às dificuldades de aprendizagem e interpessoais experienciadas, melhora no rendimento acadêmico dos estudantes, atenuação de dificuldades dos docentes na execução de estratégias avaliativas adaptadas e no manejo de problemas comportamentais dos alunos. Os desafios enfrentados relacionam-se às crenças culturais na suposta incapacidade da deficiência, às defasagens de aprendizagem acumuladas durante os anos escolares e às relações interpessoais com os pares. As ações constituem importante estratégia de suporte institucional alinhado ao paradigma inclusivo, favorecendo a permanência de estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas na educação superior. ◀O trabalho apresenta um relato de experiência da atuação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) de uma instituição de educação superior privada, da cidade de ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10325_TB2829_27102024214309.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:10:47" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA NUNES TELES TORRES" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erika.nunesteles@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-especial-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 368 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n ◀Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem o ▶ O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. ◀O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma ▶ """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "logo" => null "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 368 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-especial-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n ◀Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem o ▶ O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. ◀O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma ▶ """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10" "logo" => null "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg" "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 237 "edicao_id" => 368 "codigo" => "978-65-5222-018-9" "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png" "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "prefacio" => """ A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educação acessível e de qualidade para todos. Entretanto, é possível observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relevância de se debruçar por estudos que são apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n ◀A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o dire ▶ Uma educação de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreensão, ela permite ao estudante alcançar uma vida digna e autônoma, sendo um sujeito crítico capaz de tomar decisões e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acessível e isso só é possível com o apoio do profissional de educação especial, que é formado para essa função.<br />\r\n ◀Uma educação de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreensão, ela permite ao estudante alcançar um ▶ Não é demérito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas áreas necessitem do apoio do professor de educação especial. Ora, não esperamos ou ao menos não deveríamos esperar, que o professor de matemática ministrasse aulas de inglês, tampouco o professor de história ministrasse aulas de física. No entanto, ainda encontramos resistência na compreensão do papel do professor de educação especial dentro das instituições educacionais em seus diversos níveis.<br />\r\n ◀Não é demérito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas áreas necessitem do apoio do professor de educa&ccedi ▶ No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares estão expandindo o horizonte, ultrapassando o nível básico de educação, sobretudo a alfabetização. São estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conteúdo previsto para uma formação de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estratégias de ensino para as diversas disciplinas do ensino básico, para conteúdos de ensino profissionalizante, para a formação em educação superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n ◀No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares estão expandindo o horizonte, ultrapassando o nível básico de educa&cce ▶ Portanto, é com muita alegria, que os convido a uma imersão nos textos contidos neste e-book de altíssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflexão sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que não intencionalmente. Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas não existem, o que significa que estamos em constante construção também profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n ◀Portanto, é com muita alegria, que os convido a uma imersão nos textos contidos neste e-book de altíssima qualidade, convido ainda para uma ▶ """ "apresentacao" => """ <br />\r\n """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO """ "conselho_editorial" => """ PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n MARA CRISTINA LOPES SILVA ARAÚJO<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n VÂNIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n ANDRÉ ALVES SANTIAGO<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf" "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 237 "edicao_id" => 368 "codigo" => "978-65-5222-018-9" "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png" "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)" "prefacio" => """ A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educação acessível e de qualidade para todos. Entretanto, é possível observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relevância de se debruçar por estudos que são apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n ◀A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o dire ▶ Uma educação de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreensão, ela permite ao estudante alcançar uma vida digna e autônoma, sendo um sujeito crítico capaz de tomar decisões e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acessível e isso só é possível com o apoio do profissional de educação especial, que é formado para essa função.<br />\r\n ◀Uma educação de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreensão, ela permite ao estudante alcançar um ▶ Não é demérito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas áreas necessitem do apoio do professor de educação especial. Ora, não esperamos ou ao menos não deveríamos esperar, que o professor de matemática ministrasse aulas de inglês, tampouco o professor de história ministrasse aulas de física. No entanto, ainda encontramos resistência na compreensão do papel do professor de educação especial dentro das instituições educacionais em seus diversos níveis.<br />\r\n ◀Não é demérito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas áreas necessitem do apoio do professor de educa&ccedi ▶ No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares estão expandindo o horizonte, ultrapassando o nível básico de educação, sobretudo a alfabetização. São estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conteúdo previsto para uma formação de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estratégias de ensino para as diversas disciplinas do ensino básico, para conteúdos de ensino profissionalizante, para a formação em educação superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n ◀No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares estão expandindo o horizonte, ultrapassando o nível básico de educa&cce ▶ Portanto, é com muita alegria, que os convido a uma imersão nos textos contidos neste e-book de altíssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflexão sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que não intencionalmente. Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas não existem, o que significa que estamos em constante construção também profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n ◀Portanto, é com muita alegria, que os convido a uma imersão nos textos contidos neste e-book de altíssima qualidade, convido ainda para uma ▶ """ "apresentacao" => """ <br />\r\n """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO """ "conselho_editorial" => """ PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n MARA CRISTINA LOPES SILVA ARAÚJO<br />\r\n MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n VÂNIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n ANDRÉ ALVES SANTIAGO<br />\r\n FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n LUCIANA MARIA DE SOUZA MACÊDO<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf" "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:51:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }