Artigo CONEDU - Educação especial (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-018-9

A FUNCIONALIDADE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 10 - Educação especial
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119091
    "edicao_id" => 368
    "trabalho_id" => 2082
    "inscrito_id" => 10181
    "titulo" => "A FUNCIONALIDADE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL"
    "resumo" => "A integração do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas de ensino integral apresenta um desafio significativo, pois estudantes que frequentam este regime podem enfrentar dificuldades em participar do AEE devido à necessidade de sair das aulas regulares para receber suporte especializado. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar com base na literatura atual os desafios enfrentados pelos professores e estudantes durante o AEE em escolas de tempo integral, bem como a funcionalidade do serviço. O trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Identificou-se que os estudantes matriculados nesse regime enfrentam desafios consideráveis ao acessar o AEE, devido à necessidade de sair das aulas regulares. Isso acarreta em interrupção do fluxo educacional, perda de conteúdo curricular e, em alguns casos, um estigma associado à separação da turma. Os professores também enfrentam dificuldades durante o processo, lidando com questões logísticas e adaptando suas práticas pedagógicas para acomodar as necessidades individuais dos escolares. Apesar desses desafios, a pesquisa destaca a importância funcional do AEE, fornecendo suporte especializado essencial para os estudantes público da educação especial. É essencial repensar estratégias para integrar efetivamente o AEE na rotina escolar integral, garantindo acesso equitativo e minimizando impactos negativos na aprendizagem dos estudantes. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda dos obstáculos enfrentados pela integração do AEE em escolas de tempo integral, destacando a necessidade de abordagens inovadoras e práticas recomendadas para garantir a inclusão efetiva de todos os estudantes no ambiente educacional."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10181_TB2082_30092024092011.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:10:47"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA FERRAZ"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mariana.ferraz@estudante.ufscar.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-especial-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119091
    "edicao_id" => 368
    "trabalho_id" => 2082
    "inscrito_id" => 10181
    "titulo" => "A FUNCIONALIDADE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL"
    "resumo" => "A integração do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas de ensino integral apresenta um desafio significativo, pois estudantes que frequentam este regime podem enfrentar dificuldades em participar do AEE devido à necessidade de sair das aulas regulares para receber suporte especializado. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar com base na literatura atual os desafios enfrentados pelos professores e estudantes durante o AEE em escolas de tempo integral, bem como a funcionalidade do serviço. O trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Identificou-se que os estudantes matriculados nesse regime enfrentam desafios consideráveis ao acessar o AEE, devido à necessidade de sair das aulas regulares. Isso acarreta em interrupção do fluxo educacional, perda de conteúdo curricular e, em alguns casos, um estigma associado à separação da turma. Os professores também enfrentam dificuldades durante o processo, lidando com questões logísticas e adaptando suas práticas pedagógicas para acomodar as necessidades individuais dos escolares. Apesar desses desafios, a pesquisa destaca a importância funcional do AEE, fornecendo suporte especializado essencial para os estudantes público da educação especial. É essencial repensar estratégias para integrar efetivamente o AEE na rotina escolar integral, garantindo acesso equitativo e minimizando impactos negativos na aprendizagem dos estudantes. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda dos obstáculos enfrentados pela integração do AEE em escolas de tempo integral, destacando a necessidade de abordagens inovadoras e práticas recomendadas para garantir a inclusão efetiva de todos os estudantes no ambiente educacional."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID10181_TB2082_30092024092011.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:10:47"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA FERRAZ"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mariana.ferraz@estudante.ufscar.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-especial-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:51:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 368
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-especial-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
        "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 368
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-especial-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT10"
        "logo" => null
        "capa" => "679106ec002a9_22012025115540.jpg"
        "timbrado" => "679106d63bcb5_22012025115518.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 237
                "edicao_id" => 368
                "codigo" => "978-65-5222-018-9"
                "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educa&ccedil;&atilde;o acess&iacute;vel e de qualidade para todos. Entretanto, &eacute; poss&iacute;vel observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relev&acirc;ncia de se debru&ccedil;ar por estudos que s&atilde;o apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n
                  Uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar uma vida digna e aut&ocirc;noma, sendo um sujeito cr&iacute;tico capaz de tomar decis&otilde;es e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acess&iacute;vel e isso s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel com o apoio do profissional de educa&ccedil;&atilde;o especial, que &eacute; formado para essa fun&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  N&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial. Ora, n&atilde;o esperamos ou ao menos n&atilde;o dever&iacute;amos esperar, que o professor de matem&aacute;tica ministrasse aulas de ingl&ecirc;s, tampouco o professor de hist&oacute;ria ministrasse aulas de f&iacute;sica. No entanto, ainda encontramos resist&ecirc;ncia na compreens&atilde;o do papel do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial dentro das institui&ccedil;&otilde;es educacionais em seus diversos n&iacute;veis.<br />\r\n
                  No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo a alfabetiza&ccedil;&atilde;o. S&atilde;o estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conte&uacute;do previsto para uma forma&ccedil;&atilde;o de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estrat&eacute;gias de ensino para as diversas disciplinas do ensino b&aacute;sico, para conte&uacute;dos de ensino profissionalizante, para a forma&ccedil;&atilde;o em educa&ccedil;&atilde;o superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n
                  Portanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflex&atilde;o sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que n&atilde;o intencionalmente. &nbsp;Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas n&atilde;o existem, o que significa que estamos em constante constru&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n
                  MARA CRISTINA LOPES SILVA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n
                  V&Acirc;NIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n
                  HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n
                  MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; ALVES SANTIAGO<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n
                  FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n
                  BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf"
                "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 237
                "edicao_id" => 368
                "codigo" => "978-65-5222-018-9"
                "capa" => "679106f54fe0e_22012025115549.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação especial (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  A Educa&ccedil;&atilde;o Especial &eacute; uma modalidade de ensino que perpassa todos os n&iacute;veis educacionais e ainda, vem ao encontro de garantir o direito de uma educa&ccedil;&atilde;o acess&iacute;vel e de qualidade para todos. Entretanto, &eacute; poss&iacute;vel observar que se trata de uma modalidade com muito por se defender e valorizar, demonstrando a relev&acirc;ncia de se debru&ccedil;ar por estudos que s&atilde;o apresentados em eventos educacionais e e-books, como os desta obra.<br />\r\n
                  Uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade ultrapassa o objetivo essencial da leitura e escrita com compreens&atilde;o, ela permite ao estudante alcan&ccedil;ar uma vida digna e aut&ocirc;noma, sendo um sujeito cr&iacute;tico capaz de tomar decis&otilde;es e realizar escolhas por si mesmo. Para tanto, o ensino de todas as disciplinas deve ser pensado de maneira acess&iacute;vel e isso s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel com o apoio do profissional de educa&ccedil;&atilde;o especial, que &eacute; formado para essa fun&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  N&atilde;o &eacute; dem&eacute;rito algum que professores muito bem capacitados em suas respectivas &aacute;reas necessitem do apoio do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial. Ora, n&atilde;o esperamos ou ao menos n&atilde;o dever&iacute;amos esperar, que o professor de matem&aacute;tica ministrasse aulas de ingl&ecirc;s, tampouco o professor de hist&oacute;ria ministrasse aulas de f&iacute;sica. No entanto, ainda encontramos resist&ecirc;ncia na compreens&atilde;o do papel do professor de educa&ccedil;&atilde;o especial dentro das institui&ccedil;&otilde;es educacionais em seus diversos n&iacute;veis.<br />\r\n
                  No entanto, os estudos contidos neste e-book denotam que os olhares est&atilde;o expandindo o horizonte, ultrapassando o n&iacute;vel b&aacute;sico de educa&ccedil;&atilde;o, sobretudo a alfabetiza&ccedil;&atilde;o. S&atilde;o estudos que nos levam a refletir sobre o direito de se aprender todo o conte&uacute;do previsto para uma forma&ccedil;&atilde;o de qualidade. Ou seja, estudos que abordam estrat&eacute;gias de ensino para as diversas disciplinas do ensino b&aacute;sico, para conte&uacute;dos de ensino profissionalizante, para a forma&ccedil;&atilde;o em educa&ccedil;&atilde;o superior e para o mundo do trabalho.<br />\r\n
                  Portanto, &eacute; com muita alegria, que os convido a uma imers&atilde;o nos textos contidos neste e-book de alt&iacute;ssima qualidade, convido ainda para uma sincera reflex&atilde;o sobre pensamentos e ideias que conduzem a um mundo capacitista, mesmo que n&atilde;o intencionalmente. &nbsp;Apenas alerto para um grande risco! O risco de perceber que verdades absolutas n&atilde;o existem, o que significa que estamos em constante constru&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m profissionalmente. Excelente leitura<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => """
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  PHAGNER RAMOS TAVARES<br />\r\n
                  MARA CRISTINA LOPES SILVA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARLON TARDELLY MORAIS CAVALCANTE<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS<br />\r\n
                  SANDRA ALVES DA SILVA SANTIAGO<br />\r\n
                  V&Acirc;NIA DA SILVA FERREIRA<br />\r\n
                  HELEN CRISTIANE DA SILVA THEODORO<br />\r\n
                  MARILIA CAROLLYNE SOARES DE AMORIM<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; ALVES SANTIAGO<br />\r\n
                  FRANCISCA SUELI FARIAS NUNES<br />\r\n
                  ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO<br />\r\n
                  FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n
                  BEATRIZ ALVES DE DEUS BISPO<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e52957e9f_24012025160825.pdf"
                "arquivo" => "28012025165212-CONEDU---EDUCACAO-ESPECIAL--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:51:19"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:26"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A integração do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas de ensino integral apresenta um desafio significativo, pois estudantes que frequentam este regime podem enfrentar dificuldades em participar do AEE devido à necessidade de sair das aulas regulares para receber suporte especializado. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar com base na literatura atual os desafios enfrentados pelos professores e estudantes durante o AEE em escolas de tempo integral, bem como a funcionalidade do serviço. O trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. Identificou-se que os estudantes matriculados nesse regime enfrentam desafios consideráveis ao acessar o AEE, devido à necessidade de sair das aulas regulares. Isso acarreta em interrupção do fluxo educacional, perda de conteúdo curricular e, em alguns casos, um estigma associado à separação da turma. Os professores também enfrentam dificuldades durante o processo, lidando com questões logísticas e adaptando suas práticas pedagógicas para acomodar as necessidades individuais dos escolares. Apesar desses desafios, a pesquisa destaca a importância funcional do AEE, fornecendo suporte especializado essencial para os estudantes público da educação especial. É essencial repensar estratégias para integrar efetivamente o AEE na rotina escolar integral, garantindo acesso equitativo e minimizando impactos negativos na aprendizagem dos estudantes. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda dos obstáculos enfrentados pela integração do AEE em escolas de tempo integral, destacando a necessidade de abordagens inovadoras e práticas recomendadas para garantir a inclusão efetiva de todos os estudantes no ambiente educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.