O presente artigo tem por objetivo relatar as intervenções desenvolvidas no Subprojeto de Geografia integrante do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. As atividades foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, localizada no bairro de Santo Antônio, na cidade de Campina Grande-PB, com a turma de 9º ano do Ensino Fundamental, com conteúdos sobre o continente africano, seus aspectos físicos, climáticos econômicos e socioculturais. Essas atividades têm por objetivo levar o aluno a refletir em torno do conteúdo, abordando a construção do seu saber e sua visão cultural, e, ao longo das aulas, desconstruir a visão predominante de que o continente africano é apenas pobre, seco e sem nenhuma expectativa de vida, mas que em meio a estas questões também existem outros aspectos que tem que ser valorizados, como a sua cultura, suas tradições tribais, etnias e sua identidade. A partir de materiais utilizados como o livro didático, documentários, cartazes construídos e expostos em sala e redações elaboradas e apresentadas pelos alunos foi possível obter resultados bem proveitosos e significativos para o aprendizado dos alunos, visto que os mesmos passaram a ter uma visão mais ampla sobre o continente africano, em relação à pobreza, AIDS, desigualdade social, falta de água, desprezo dos governantes em lidar com iniciativas de políticas públicas, onde no decorrer das aulas foram descobrindo outros aspectos do mesmo, conseguindo relacionar a diversos aspectos da cultura brasileira. Assim, os objetivos foram alcançados levando o aluno a conhecer os pontos negativos e positivos de forma clara do continente africano.