Nas ultimas décadas a procura por aparelhos eletrônicos aumentou consideravelmente, as indústrias por sua vez tiveram que aumentar a demanda de brinquedos, computadores, telefones celulares, câmera digitais, filmadoras, barbeadores, ferramentas elétricas, controles remotos, dentre outros aparelhos eletrônicos, com isto a produção de pilhas e baterias também teve seu aumento considerável. A todo o momento muitas pilhas e baterias são descartadas e em sua grande maioria inadequadamente, e como consequência deste ato é a poluição do meio ambiente. As pilhas e baterias são necessárias para o funcionamento desses aparelhos, fornecendo- lhes energia elétrica, que é gerada por meios das reações químicas em seu interior. Nesse contexto, é importante conciliar o estudo do descarte desses produtos e os possíveis impactos ambientais e sociais, que possam ocasionar danos ao meio ambiente e a saúde da população. Esta temática vinculada ao estudo de conteúdo de eletroquímica com abordagem de ensino Ciência Tecnologia Sociedade e Meio Ambiente (CTSA), que trabalha os problemas do contexto que os alunos estão inseridos, e desta forma pode se construir novos conceitos, proporcionando assim o desenvolvimento de um cidadão crítico, reflexivo e consciente dos seus direitos e deveres de cidadão. Nesta proposta é possível relacionar o conteúdo de eletroquímica com o descarte inadequado das pilhas e baterias, e desta forma podemos pontuar e explicar os diversos impactos ambientais provocados pelas ações indevidas. Os descartes indevidamente acabam escoando pelo solo substâncias que atingem os lençóis freáticos e muitas vezes prejudicando a agricultura quando há predominância destas por perto, e desta forma contaminar os alimentos que são produzidos nestes locais, e prejudicam a saúde dos seres vivos que estão rodeados. Neste contexto, é importante informar que o nível tóxico de um determinado metal, assim como sua disponibilidade (capacidade de interação de um contaminante com um sistema biológico), está relacionado a vários fatores, tais como: forma química em que o metal encontra-se no ambiente, sua capacidade de biotransformação em subprodutos mais ou menos tóxicos, vias de introdução do metal no organismo humano. Sendo que, as principais vias de introdução no organismo são pelo ar inalado, por via oral ou por via Térmica. Com base nessas informações consideramos pertinente o estudo desta temática no ensino de química, com o objetivo de preservar o meio ambiente e a saúde do homem e dos seres vivos.