As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia (RESOLUÇÃO CNE/CP nº1/2006), exaradas pelo Conselho Nacional de Educação no inicio do ano de 2006, consagraram a docência como base do referido curso de graduação e diluíram seu bacharelado e suas habilitações em uma licenciatura plena. Em paralelo, cada vez mais, as políticas públicas de educação estão se dando de forma intersetorial, territorial e prioritária, a partir de articulações e arranjos espaciais com base em pactuações locais. O quadro supracitado provoca mudanças substantivas e formais no que é demandado das instituições escolares e dos professores em termos de funções educativas, principalmente no que diz respeito à implementação e execução de políticas públicas. No veio da citada mudança e com o intuito de assegurar qualidade da educação, o presente texto toma como seu objeto o Programa Mais Educação entendendo esse como uma política pública em dois aspectos: (i) - política social, ação integrante do Estado cuja forma e conteúdo são definidos por um governo e; (ii) - práxis docente no, do e com o cotidiano escolar. Do referido objeto deriva o objetivo de questionar e refletir sobre relação entre a práxis docente e o processo de idealizar, planejar, executar e avaliar políticas de educação, levando em consideração dialeticamente documentos oficiais, a literatura do campo da educação e das políticas públicas. O presente texto culmina com a apresentação do projeto político pedagógico como elo entre os dois as políticas e prática docente. A presente pesquisa vem se realizando por meio de pesquisa teórica e documental.