O trabalho realizado teve o objetivo de promover aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Souza Ribeiro - PREMEN um conhecimento a cerca da química presente nos cabelos, assim como, dos produtos utilizados com a finalidade de melhorar a aparência dos mesmos. Além disso, buscou-se mostrar aos estudantes como é constituído quimicamente os fios capilares abordando os tratamentos químicos frequentemente utilizados nos cabelos pela população identificando os malefícios causados pelo formol a saúde humana e mostrando a influencia do pH dos shampoos nos cabelos. A realização da atividade teve inicio com a aplicação de um pré - diagnóstico realizado pelos alunos participantes em outras três turmas de 3º ano, com a finalidade de identificar os conhecimentos prévios dos estudantes com relação ao assunto, a partir de então, fez-se um levantamento dos pontos mais importantes. E em seguida, os alunos envolvidos fizeram uma pesquisa referente a esses pontos e desenvolveram uma explanação teórica que por sua vez foi apresentada nas turmas que participaram da aplicação do pré - diagnóstico, visando conscientizar os mesmos sobre os riscos que o uso excessivo de alguns produtos podem ocasionar e também mostrar os benefícios provenientes que algumas substâncias químicas podem promover. Dessa forma, no projeto foi obtido um resultado satisfatório no que diz respeito à interação e envolvimento dos estudantes com o tema tratado e com as demais turmas envolvidas. Com a realização do presente projeto, pôde-se notar um interesse significativo dos alunos diante do tema abordado visto que o mesmo é frequentemente utilizado por toda a população, muitas vezes sem os cuidados necessários. E a partir de então foi possível aprimorar os conhecimentos dos estudantes com relação à estrutura química do cabelo, malefícios e benefícios dos produtos químicos destinados a tratamentos capilares, assim como a importância de se verificar a composição desses produtos antes de qualquer aplicação.