LIMA, Maria Luziane De Sousa et al.. . Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/10050>. Acesso em: 22/11/2024 09:55
A proposta deste artigo é uma reflexão acerca da Rádio Escola e sua eficácia como ferramenta de ensino aprendizagem na disciplina de história, utilizando como objeto de analise o programa produzido pelos alunos do 9° Ano de uma escola municipal da cidade de Picuí-PB, intitulado “História em foco”. De acordo com a pesquisa constatamos que a disciplina de história tem uma aceitação pequena entre os alunos, e os principais motivos se referem a seus conteúdos, que são vistos como cansativos e monótonos, o que fez com que a recepção através da Rádio Escola fosse extremamente propícia. Enfatizamos neste sentido sobre a importância e a necessidade de se buscar alternativas metodológicas que atraia, desperte e estimule os alunos, para que se obtenha um espaço dinâmico, interativo e que envolva a construção de saberes e ao mesmo tempo contribua para a formação de sujeitos, trazendo-os para a realidade em que vivem. Ao abordar e observar o andamento da produção foi verificado os benefícios alcançados no que tange a disciplina, a frequência e a notas dos alunos, assim como o desejo e o dever a tomar posicionamentos mais democráticos. De acordo com observações e pelos depoimentos colhidos, entendemos que a manutenção através da Rádio Escola, exemplificado pela produção do “História em foco” se constitui um elemento ideal para aqueles que buscam uma alternativa que evidencia novas práticas pedagógicas, viabilizando um espaço de expressão e resgatando um sentimento de pertença.