Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O NÚMERO DE OURO E SUA RELAÇÃO COM A BELEZA E HARMONIA DOS OBJETOS

Palavra-chaves: NÚMERO DE OURO, RAZÃO AUREA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10057
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 1548
    "titulo" => "O NÚMERO DE OURO E SUA RELAÇÃO COM A BELEZA E HARMONIA DOS OBJETOS"
    "resumo" => "Esse trabalho é resultado de uma experiência vivenciada na disciplina História da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraiba, Campus VI, Monteiro, Paraíba. Considerando que durante muito tempo artistas e intelectuais procuraram obter uma relação mais harmônica entre os objetos no sentido de buscar a beleza e perfeição das formas, também ícones da Matemática antiga, tais como Euclides, encontraram uma relação em que se reconhece uma divisão de um objeto de forma mais agradável aos olhos, esse trabalho tem como objetivo apontar algumas características relacionadas ao chamado número de ouro, denominado pela letra grega φ (phi), e ao retângulo de ouro através de uma exposição da aplicação desses dois elementos nos diversos campos do saber, tais como as artes, a pintura, a arquitetura, a matemática, entre outros. Será feita a determinação do valor exato do número φ e a construção do retângulo de ouro. Com isso, buscamos enriquecer o debate acerca desse curioso e místico número e como suas propriedades têm fascinado gerações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "NÚMERO DE OURO, RAZÃO AUREA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_15_22_59_idinscrito_1548_3e0c5f4770370d6bdd91427e3c051d3b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILIA LIDIANE CHAVES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARILIA COSTA"
    "autor_email" => "marilialidiane@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10057
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 1548
    "titulo" => "O NÚMERO DE OURO E SUA RELAÇÃO COM A BELEZA E HARMONIA DOS OBJETOS"
    "resumo" => "Esse trabalho é resultado de uma experiência vivenciada na disciplina História da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraiba, Campus VI, Monteiro, Paraíba. Considerando que durante muito tempo artistas e intelectuais procuraram obter uma relação mais harmônica entre os objetos no sentido de buscar a beleza e perfeição das formas, também ícones da Matemática antiga, tais como Euclides, encontraram uma relação em que se reconhece uma divisão de um objeto de forma mais agradável aos olhos, esse trabalho tem como objetivo apontar algumas características relacionadas ao chamado número de ouro, denominado pela letra grega φ (phi), e ao retângulo de ouro através de uma exposição da aplicação desses dois elementos nos diversos campos do saber, tais como as artes, a pintura, a arquitetura, a matemática, entre outros. Será feita a determinação do valor exato do número φ e a construção do retângulo de ouro. Com isso, buscamos enriquecer o debate acerca desse curioso e místico número e como suas propriedades têm fascinado gerações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "NÚMERO DE OURO, RAZÃO AUREA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_15_22_59_idinscrito_1548_3e0c5f4770370d6bdd91427e3c051d3b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILIA LIDIANE CHAVES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARILIA COSTA"
    "autor_email" => "marilialidiane@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Esse trabalho é resultado de uma experiência vivenciada na disciplina História da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraiba, Campus VI, Monteiro, Paraíba. Considerando que durante muito tempo artistas e intelectuais procuraram obter uma relação mais harmônica entre os objetos no sentido de buscar a beleza e perfeição das formas, também ícones da Matemática antiga, tais como Euclides, encontraram uma relação em que se reconhece uma divisão de um objeto de forma mais agradável aos olhos, esse trabalho tem como objetivo apontar algumas características relacionadas ao chamado número de ouro, denominado pela letra grega φ (phi), e ao retângulo de ouro através de uma exposição da aplicação desses dois elementos nos diversos campos do saber, tais como as artes, a pintura, a arquitetura, a matemática, entre outros. Será feita a determinação do valor exato do número φ e a construção do retângulo de ouro. Com isso, buscamos enriquecer o debate acerca desse curioso e místico número e como suas propriedades têm fascinado gerações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.