O dia a dia da sala de aula na atualidade é desafiador e a cada momento é necessário aos professores trazer para sua prática aulas com metodologias diferenciadas. Esse trabalho é uma aula dada na didática para a pedagogia histórico critica de João Luís Gasparin. O plano de aula foi elaborado para os 3º anos do ensino médio da EEEP Mário Alencar com carga Horária de 50 minutos, dentro da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com o tema “A Globalização e a Cultura”, a aula foi aplicada em 3 turmas. Tinha-se por objetivos principais compreender por meio da discussão os conceitos de Globalização, indústria cultural e Cultura segundo Anthony Giddens, e como somos afetados. A metodologia histórico- critica de Gasparin, é composta de cinco etapas que servem para a construção do conteúdo passo a passo, baseando na reflexão e discussão com os estudantes. Metodologicamente foi construído o plano, a aula foi dada na biblioteca da escola, um espaço diferente, foi utilizado slides, músicas, sendo elas, Sweet Dreams, 3° do plural e Onda Diferente. Os resultados obtidos com essa aula foi uma maior participação dos estudantes, principalmente nos momentos das músicas, eles discutiram e argumentaram bastante de como eles estavam percebendo como essa cultura estava chegando a eles e como eles poderiam filtrar melhor o que estavam consumindo a partir daquela reflexão e conseguindo dessa forma alcançar o objetivo da didática histórico critica que é uma mudança de prática.