O presente artigo se desenvolve como um piloto da pesquisa de mestrado do curso de Sociologia da Universidade Federal do Paraná, no qual se pretende analisar os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021, que são provenientes da Reforma do Ensino Médio ocorrida em 2017 durante o governo Temer. A reforma resultou em profundas modificações na Base Nacional Comum Curricular e, como consequência, teve-se a alteração dos objetos do PNLD que em 2021 passou a selecionar livros didáticos por área de conhecimento, rompendo com um ciclo de produção e circulação de livros para as disciplinas. Este trabalho se dedica à análisar o manual didático Moderna Plus da editora Moderna, tendo o objetivo de compreender como a Sociologia está presente neste livro. A metodologia tem base em Meucci (2020) ao articular a sociologia configuracional e sociologia do conhecimento para analisar os livros didáticos. Por fim, levantam-se as hipóteses de que a tentativa de uma reforma interdisplinar é falha, isso pois os conceitos objetivos das disciplinas ainda têm de ser explicitados no material de apoio. Ainda, é colocada a possibilidade de que os e as docentes do ensino básico da disciplina terão de complementar os conteúdos de Sociologia em sala de aula.