O tema deste trabalho é a relação entre individualismo e neoliberalismo na educação escolar, no Brasil atual. Como recorte analítico, o objeto a ser investigado são as relações entre os planos e práticas de caráter individualista que se caracterizam, respectivamente, por ações estatais/governamentais e individuais no contexto da educação escolar de ensino médio, no Ceará. Os planos individualistas são as orientações normativas para a educação escolar de ensino médio, dentre as quais se localiza a formação de sujeitos proativos e empreendedores, como previsto na BNCC (2018); e as práticas individualistas são aquelas realizadas pelos próprios jovens estudantes do ensino médio, não como algo em essência, as quais também podem ter origem fora do ambiente escolar propriamente dito. A pesquisa teve como campo empírico a Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals, em Cariré-CE, com o objetivo geral de investigar as relações entre os planos e as práticas individualistas na atualidade, a partir da orientação normativa e governamental atualmente dirigida ao ensino médio e da perspectiva dos estudantes, exercitando o pensar relacional sobre eles e articulando os contextos local, nacional e internacional no debate sobre individualismo e educação neoliberal. A metodologia adotada é preponderantemente qualitativa, e conta com a triangulação das seguintes técnicas de pesquisa: análise documental, observação de aulas presenciais e entrevistas semiestruturadas com os estudantes.