O presente artigo objetiva refletir sobre a utilização de diferentes gêneros da literatura breve em aulas de espanhol como língua estrangeira, com a finalidade de desenvolver o letramento crítico, além de apresentar uma proposta didática que aborda o gênero narrativo microrrelato. Para isso, se apresenta uma fração do trabalho desenvolvido no Projeto intitulado “Monitoria de Língua Espanhola Semestres Iniciais (noturno)” do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará (UFC), cujo objetivo central é desenvolver atividades voltadas ao letramento a partir de vários gêneros breves, como o microrrelato e o conto, de modo a apresentar aos alunos as ferramentas necessárias para dar seus primeiros passos na aprendizagem de ELE. Para a estruturação deste trabalho, utilizaram-se os estudos de Solé (1999), referentes à definição de leitura; assim como Blancafort e Valls (2001), para tratar sobre a narração e perspectiva interativa do processo de leitura. Também os estudos de Cassany (2005) para tratar sobre o letramento crítico. Além de Funes (2011) e Cienfuegos (2014), entre outros, para conceituar o microrrelato e embasar seu ensino. O intuito da realização das atividades propostas, foi o de possibilitar o desenvolvimento de práticas de letramento, e desta forma contribuir para a ampliação do repertório linguístico-cultural dos aprendizes, que assim podem se comunicar com maior confiança em língua espanhola.