O seguinte artigo discute o campo da Educação Matemática, que vem conquistando espaço alguns conceitos de termos como: numeramento e letramento, como estes termos ainda estão em transformação e talvez possamos encontrar o uso deles de formas diferentes por alguns autores, discutimos sobre esses conceitos, concepções e abordagens significativas neste artigo. Devido ao fato do Letramento Matemático ainda ser pouco referenciado, percebemos a necessidade de buscar um entendimento acerca deste tema. Foi traçado como objetivo compreender conceitos já existentes sobre o Letramento Matemático e como ele se desenvolve dentro dos âmbitos educacionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia foi uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que discute as bases teóricas metodológicas de forma descritiva e explicativa o tema. Para fundamentar esse estudo buscou-se teóricos como: Kleiman (1995), Danyluk (2002), Fonseca (2004; 2009), Mendes (2007), Mollica (2014), Mortatti (2004), Soares (1998, 2002, 2004, 2009, 2011). Com base no levantamento de dados da literatura sobre o tema buscamos compreender como o Letramento Matemático acontece de forma significativa em relação à aplicabilidade para a criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Conclui-se que a utilização de uma abordagem baseada no Letramento Matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental, quer seja, por meios de jogos, brincadeiras ou outras práticas escolares significativas, torna o aluno capaz de formar um pensamento crítico e utilizar o conhecimento para atuar na sociedade.