Este trabalho foi desenvolvido no Colégio de Aplicação da UFPE, em uma turma do 8° ano. O tema que estava programado pela professora-supervisora para ser desenvolvido durante a unidade foi “a juventude” e, a partir disso, os eixos de ensino de língua escolhidos para serem trabalhados foram: leitura, análise linguística, oralidade e letramento literário. Essa escolha se deu pela necessidade de serem trabalhados conteúdos como o gênero artigo de opinião, orações coordenadas e conjunções coordenativas, e o livro da unidade, felicidade clandestina, de Clarice Lispector. Com isso, o tema escolhido pelo estagiário regente foi: “A Saúde mental dos jovens no mundo virtual”, que se justificou pelo contexto de pandemia e distanciamento social, bem como pela possibilidade de discutir sobre as problemáticas contemporâneas que estão atreladas ao desenvolvimento de novas tecnologias. Por fim, durante o desenvolvimento do projeto, os dois primeiros eixos foram focados na argumentação e como os elementos linguísticos constituem a argumentação, enquanto que o letramento literário e a oralidade foram desenvolvidos a partir da leitura do livro, desenvolvendo habilidades argumentativas que culminaram na produção de um podcast opinativo.