Este trabalho tem como objetivo de investigar as práticas pedagógicas utilizadas por uma professora alfabetizadora em uma escola com bom índice nas avaliações de larga escala do município de Caucaia – CE, no sentido de compreender quais as concepções de leitura da professora e analisar que tipo de leitores essas práticas estão formando. Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de Solé (1998); Collelo (2021); Barbosa e Souza (2006); Brandão (2006) e Leal e Melo (2006). A pesquisa se caracteriza dentro da abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso com uma professora de segundo ano do Ensino Fundamental. Para obtenção dos dados foi realizado um questionário on-line e uma entrevista. Como resultados podemos destacar que a professora pesquisada por meio de suas falas e vivências revela que se aproxima da concepção de leitura interativa. Utiliza em suas aulas práticas pedagógicas que permitem que os estudantes possam caminhar para a formação de leitores ativos. Concluímos que as concepções de leitura que acreditamos enquanto educadores irão direcionar nossa prática pedagógica e implicam nos modos em que as experiências com a língua, em especial a leitura que é tema desse estudo, serão ofertadas pelos professores e vivenciadas pelas turmas. Desta forma, se pretendemos formar cada vez mais leitores com autonomia, consciência e criticidade é preciso avançar com urgência no debate acerca das concepções de leitura que proporcionem os usos da língua como construção de sentidos e significados.