A pesquisa apresenta reflexões acerca das dificuldades de aprendizagem dos alunos de uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental, da rede de ensino pública de Fortaleza - CE, e expõe alguns métodos pedagógicos que podem potencializar o processo de alfabetização. O estudo é de caráter qualitativo do tipo bibliográfico e empírico, realizado a partir de leituras para compor a base dissertativa, e de observações e vivências através do Programa Residência Pedagógica (PRP). Este programa, que é uma política educacional voltada à formação de professores, é uma parceria entre as Instituições de Ensino Superior (IESs) e a rede de ensino básica por meio da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem por finalidade contribuir na formação inicial dos graduandos dos cursos de licenciatura em seus anos finais. A pesquisa tem como objetivo principal compreender os impactos que as dificuldades de aprendizagem causam no desenvolvimento escolar, desde a aquisição da língua escrita até as relações entre criança - criança e sua autoestima. Bem como expor estratégias metodológicas que possam subsidiar o processo de aprendizagem tornando-o significativo e fazendo da criança sujeito ativo e autônomo. Dessa forma, faz-se fundamental o educador ter um olhar sensível, perceber suas angústias e dúvidas e identificar suas potencialidades para que o processo de aprendizagem seja eficaz. Ressaltamos, por fim, que para abrandar os fatores mencionados também é imprescindível a parceria família/escola, pois este compromisso firmado tende a beneficiar no processo aprendizagem do educando e contempla o educador no desenvolver do seu trabalho pedagógico.