Este trabalho apresenta o Lexicanalytics web, uma ferramenta de análise lexical que pode auxiliar no acompanhamento e diagnóstico dos conhecimentos lexicais dos alunos recém-alfabetizados. Adotando técnicas de Processamento de Linguagem Natural e de estatística, este software extrai, através de amostras textuais, medidas como Densidade Lexical e Diversidade Lexical, além oferecer um levantamento do vocabulário e das classes gramaticais utilizadas pelos escreventes. Adotando uma metodologia de estudo de caso exploratório e seguindo uma abordagem qualitativa para avaliação dos resultados, nosso percurso metodológico foi constituído pelas seguintes etapas: i) identificação dos softwares disponíveis que fazem a mensuração direta da DeL e DiL; ii) Etapa de desenvolvimento do Lexicabalytics, que compreende o levantamento dos requisitos, a seleção das métricas e detalhamento de seus componentes; iii) Testes e validações do software através de um corpus composto por textos de alunos recém-alfabetizados. A partir dos resultados das etapas de desenvolvimento, testes e validações, foi possível verificar que o Lexicanalytics web pode oferecer aos professores e pesquisadores um maior acesso aos conhecimentos lexicais dos alunos, assim como novos caminhos para auxiliar na tomada de decisões pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da escrita textual.