O objetivo desse estudo é refletir, por meio de um relato de experiência, acerca dos impactos do ensino remoto emergencial nas práticas desenvolvidas pelos licenciandos no Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia, buscando analisar as possibilidades e os desafios de realização da docência por meio do WhatsApp e demais plataformas tecnológicas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). O relato de experiência descrito nessa escrita trata de vivências em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Parnaíba - Piauí, no primeiro semestre de 2021. Ressaltamos que a experiência de estágio revelou que mesmo diante dos vários desafios enfrentados no ERE, no que concerne, principalmente, à preparação de videoaulas, organização e seleção dos conteúdos e sistematização dos conhecimentos, ainda assim, foi possível evidenciar que esta experiência proporcionou aprendizagens construtivas à formação inicial docente, em especial, quanto à necessidade de reinventar a prática e flexibilizar o ensino, sem perder de vista a preocupação com a sua qualidade. Percebemos que o uso de diferentes recursos tecnológicos não teve a devida atenção em anos anteriores, nas experiências vividas na escola, e que representa um elemento fundamental a ser considerado nas práticas escolares, bem como a formação e preparação dos docentes que estiveram à frente desse contexto tão específico. De igual modo, cabe ressaltar que os desafios também estiveram ligados à exclusão digital dos discentes e seus familiares, dada a deficiência de infraestrutura nas escolas, ausência de políticas públicas direcionadas a essa realidade desafiadora na educação, assim como a situação de pobreza crescente da população brasileira.